OUVIDORIA

Função da Ouvidoria

As ouvidorias dos bancos, das instituições financeiras e das administradoras de consórcio foram instituídas por determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central do Brasil (Resolução Nº 4.860/2020). Essas entidades devem receber e tratar as reclamações dos respectivos clientes e usuários que não forem solucionadas por meio do atendimento habitual realizado pelas agências ou por quaisquer outros pontos ou canais de atendimento, entre outras atribuições.

As ouvidorias não substituem os canais convencionais de atendimento. Ao contrário, existem para tratar questões de clientes e usuários que não se sentirem satisfeitos com o resultado do tratamento de suas reclamações e desejarem revisão da questão.

Por isso, em caso de problemas, é fundamental que o cliente ou usuário procure primeiramente atendimento em canais de atendimento por telefone e internet, que são disponibilizados.

 

Antes de procurar a Ouvidoria da Fomento Paraná sugerimos que busque um dos canais abaixo:

1 - Central de Atendimento pelo fone (41) 3200-5900;

2 – WhatsApp Corporativo (41) 99938-9215;

3 - Formulário de contato neste portal (disponível aqui).

Se as tentativas de solução pelos canais indicados não funcionarem justifica-se buscar a Ouvidoria.

 

Finalidade

A ouvidoria tem por finalidade:

I - atender em última instância as demandas dos clientes e usuários  que não tiverem sido solucionadas nos canais de atendimento primário da instituição; e

II - atuar como canal de comunicação entre a instituição e os clientes e usuários, inclusive na mediação de conflitos.


São atribuições da Ouvidoria:

I - receber, registrar, instruir, analisar e dar tratamento formal e adequado às reclamações dos clientes e usuários;
II - prestar os esclarecimentos necessários e dar ciência aos interessados acerca do andamento de suas demandas e das providências adotadas;
III - informar aos interessados a data prevista para resposta final, observando-se o prazo adequado.

 

A Ouvidoria da Fomento do Paraná observará alguns princípios e regras de comportamento da gestão pública, destacando-se:

• Legalidade;
• Moralidade;
• Transparência;
• Legitimidade;
• Independência;
• Imparcialidade;
• Probidade;
• Isenção e Publicidade.

 

A Ouvidoria da Fomento Paraná coleta e trata dados de forma a viabilizar a prestação de serviços e aprimorar a experiência de uso. O tratamento é feito conforme previsto na  Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - Lei nº 13.709/2018. Saiba mais em: https://www.fomento.pr.gov.br/Pagina/Lei-Geral-de-Protecao-de-Dados.

 

Prazo para resposta
O cliente deve receber uma resposta em até 10 dias úteis, podendo ser prorrogáveis uma única vez por igual período.


A Ouvidoria da Fomento Paraná funciona no horário compreendido entre 12h e 18h, de segunda a sexta-feira, na sede da empresa, à Rua Comendador Araújo, nº 652, Batel, Curitiba-PR.

O serviço oferecido pode ser acessado também pelo telefone, via discagem gratuita pelo 0800-644-8887, ou pela internet, através do link "Fale com o Ouvidor" abaixo.


 

 

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RELATÓRIOS DA OUVIDORIA

    • 2023 - Relatório Anual

• 2023 - 2º semestre

• 2023 - 1º semestre

    • 2022 - Relatório Anual

• 2022 - 2º semestre

• 2022 - 1º semestre

• 2021 - 2º semestre

• 2021 - 1º semestre

• 2020 - 2º semestre

• 2020 - 1º semestre

• 2019 - 2º semestre

• 2019 - 1º semestre

• 2018 - 2º semestre

• 2018 - 1º semestre

• 2017 - 2º semestre

• 2017 - 1º semestre

 

 

CANAL DE DENÚNCIA

Em atenção à Lei Federal Nº 13.303, de 30 de junho de 2016, que "dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios", conforme seu Art. 9º, na condição de sociedade de economia mista, a Fomento Paraná coloca à disposição do público interno e externo este Canal de Denúncia, como prática de gestão de riscos e controle interno.

Esse mecanismo possibilita o recebimento de denúncias internas e externas relativas ao descumprimento do Código de Conduta e Integridade e das demais normas internas de ética e obrigacionais. Conforme a legislação supracitada, todas as denúncias podem ser apresentadas em modo anônimo, evitando qualquer tipo de retaliação a qualquer pessoa que se utilize deste canal.

Em 2023, a Fomento Paraná implementou um novo Canal de Denúncias, independente. O atendimento é realizado por pessoal sem relacionamento e fora do ambiente da Fomento Paraná. Você pode relatar, de forma responsável e segura, situações que entenda que violam o Código de Conduta e Integridade da Fomento Paraná, regulamentos, normas e leis em vigor. Você pode fazer sua denúncia por este link.

 

 

 

Pesquisa de satisfação

Se você utilizou os serviços da Ouvidoria da Fomento Paraná, ajude-nos a continuar aprimorando nosso trabalho.

Participe da nossa pesquisa de avaliação por meio do link: http://www.fomento.pr.gov.br/form/qualidade-da-ouvidoria.

Desde já, agradecemos a sua participação!