GESTÃO DE RISCOS E GERENCIAMENTO DE CAPITAL

As atividades de gerenciamento de risco na Fomento Paraná são segregadas das atividades operacionais e de auditoria, sendo mantidas estruturas independentes, de forma a evitar conflitos de interesses e a resguardar a imparcialidade dos trabalhos executados. A Gerência de Riscos e Compliance é subordinada diretamente ao diretor-presidente.

Os Riscos Operacionais, de Crédito, de Mercado, de Liquidez, de Conformidade (compliance), Socioambiental e a Gestão de Capital são gerenciados de maneira integrada.  A estrutura de gerenciamento de riscos contempla políticas, diretrizes, papéis e responsabilidades com o intuito de identificar, avaliar, tratar e monitorar os principais riscos bem como garantir a suficiência de capital para cobertura dos mesmos.

O gerenciamento de capital é conduzido através de um processo contínuo e prospectivo de planejamento de metas e de necessidade de capital, considerando os objetivos estratégicos da instituição. Para tal são estabelecidos mecanismos para o monitoramento do capital, bem como, de avaliação frequente da necessidade de capital para fazer frente aos riscos de mercado, de crédito, de liquidez e operacional no âmbito de Basileia III. 

A Fomento Paraná encontra-se devidamente enquadrada aos limites operacionais estabelecidos pela regulamentação vigente.

 

 

 
GESTÃO DE RISCOS - RELATÓRIO DE PILAR 3

Relatório de Pilar 3

Visão Geral do Gerenciamento de Riscos da Instituição (tabela OVA)

 

O Relatório de Pilar 3 tem por objetivo atender ao estabelecido no parágrafo 2º do artigo 56 da Resolução nº 4.557, de 23/02/2017, emitida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), na forma estabelecida pelo Banco Central do Brasil (BACEN) e com base nas normas vigentes na respectiva data base. O relatório traça uma visão global do gerenciamento de riscos da instituição (tabela OVA) alinhado às diretrizes do Pilar 3 do Acordo de Basileia.

 

 

CATÁLOGO DE DADOS ABERTOS

Catálogo das Dependências da Fomento Paraná: https://www.fomentoservicos.pr.gov.br/fomentoservicos/api/bacenWS/canaisAtendimento/branches

Relatório de Pilar 3 – Descrição da Estrutura de Gerenciamento de Riscos e de Capital – Dezembro/2023: https://www.fomentoservicos.pr.gov.br/fomentoservicos/api/bacenWS/pilar3/ova/2023

Relatório de Pilar 3 – Descrição da Estrutura de Gerenciamento de Riscos e de Capital – Dezembro/2022: https://www.fomentoservicos.pr.gov.br/fomentoservicos/api/bacenWS/pilar3/ova/2022

Relatório de Pilar 3 – Descrição da Estrutura de Gerenciamento de Riscos e de Capital – Dezembro/2021: https://www.fomentoservicos.pr.gov.br/fomentoservicos/api/bacenWS/pilar3/ova/2021

 

 

 

 
RELATÓRIO DE RISCOS SOCIAIS, AMBIENTAIS E CLIMÁTICOS - GRSAC

Governança do gerenciamento do risco social, do risco ambiental e do risco climático (tabela GVR)

 

O presente relatório contém informações sobre a governança do gerenciamento do risco social, ambiental e climático, conforme detalhado na tabela GVR obrigatória para as instituições enquadradas no segmento 4 (S4), em atendimento ao estabelecido no art. 3º, inciso I, da Resolução BCB n° 139 de 15/09/2021, e a padronização prevista na Instrução Normativa BCB nº 153 de 15/09/2021.

 

 

 

 

 

 
POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES - PI.09

O objetivo da norma PI.09 - Política de Divulgação de Informações é estabelecer os princípios e diretrizes para a divulgação das informações estratégicas, gerenciais, econômico-financeiras e/ou regulamentares, ou que representem ato ou fato relevante à Fomento Paraná, de modo a manter a transparência e as responsabilidades junto aos acionistas, aos órgãos reguladores e fiscalizadores, bem como empresas, clientes e cidadãos, conforme a legislação aplicável e, em especial, as Leis nº 13.303, de 30 de junho de 2016, e nº 12.527, de 18 de novembro de 2011; o Decreto Estadual PR nº 10285, de 25 de fevereiro de 2014; a Resolução CMN nº 4.557, de 23 de fevereiro de 2017; a Resolução BCB nº 2/2020 ou outra legislação que a substitua.

PI.09 – POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES (Resumo)

 

 

 

 
GERENCIAMENTO DE CAPITAL

A Política de Gerenciamento de Capital da Fomento Paraná tem por objetivos:

• estabelecer a estrutura e definir responsabilidades;
• assegurar a suficiência de capital para suportar as suas operações;
• a otimização da relação risco/retorno; e
• a realização de planejamento de adequação de capital.

Clique para saber mais. :

 

 

 

 
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE CRÉDITO - SCR

COMUNICADO - SCR (em atendimento à Resolução CMN n° 5.037 de 29/9/2022).

 

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil - SCR é um banco de dados que concentra todas as operações de crédito e respectivas garantias contratadas por pessoas físicas e jurídicas nas instituições financeiras do país. Esses dados são armazenados em caráter de proteção:

 para clientes - para que possam acompanhar informações a respeito das operações de crédito perante as instituições financeiras;

para o BANCO CENTRAL - para que tenha informações precisas e sistemáticas sobre operações de crédito contratadas, com foco na proteção dos recursos depositados pelos cidadãos nas instituições financeiras;

 para a Fomento Paraná (enquanto instituição financeira) - para que possa avaliar a capacidade de pagamento dos clientes.

 

FINALIDADE DAS INFORMAÇÕES

A finalidade da Fomento Paraná em manter os dados dos clientes neste sistema é prover o BANCO CENTRAL de informações para supervisão do risco de crédito. Ao concentrar essas informações, o BANCO CENTRAL propicia seu intercâmbio entre as instituições financeiras sobre o montante de débitos e as responsabilidades de clientes em operações de crédito. As informações sobre clientes e suas operações constantes do SCR não possuem caráter restritivo, não se constituindo, portanto, em impeditivo para que o cliente pleiteie a concessão de novas operações.

 

USO DAS INFORMAÇÕES

O uso das informações será do BANCO CENTRAL, das pessoas físicas e jurídicas cadastradas no SCR e da Fomento Paraná e outras instituições financeiras, que poderão verificar dados dos clientes, desde que haja autorização específica do cliente para tanto.

 

FORMA DE CONSULTA

O cliente pode ter acesso a seus dados (e somente aos seus) no SCR através da internet, credenciando-se junto ao SISBACEN, disponível no endereço eletrônico: www.bcb.gov.br e apresentando a documentação necessária exigida pelo BANCO CENTRAL. Poderá também solicitar relatório impresso sobre suas informações junto às CENTRAIS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO DO BANCO CENTRAL.

 

CORREÇÃO DE DADOS/EXCLUSÃO/REGISTRO OU MANIFESTAÇÃO DE DISCORDÂNCIA:

Os dados registrados no SCR poderão ser corrigidos ou excluídos somente pela Fomento Paraná, quando esta for a responsável pela inclusão da informação, o que deverá ser feito através de solicitação formal. Reclamações por não entendimento entre as partes poderão ser registradas na Central de Atendimento ao Público do Banco Central.

 

AUTORIZAÇÃO DO CLIENTE PARA CONSULTA:

O acesso ou consultas pela Fomento Paraná às informações constantes no SCR somente ocorrem mediante autorização prévia do cliente.

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, RECLAMAÇÕES OU DENÚNCIAS

Banco Central - 0800 9792345 (nos dias úteis, no horário das 9h às 16h) ou no endereço eletrônico www.bcb.gov.br

Ouvidoria da Fomento Paraná - 0800 6448887 (dias úteis, das 12h às 18h)