FINANCIAMENTOS AO SETOR PÚBLICO

A Fomento Paraná é agente financeiro em financiamentos do Estado para municípios paranaenses. As operações são realizadas em parceria com a Secretaria de Estado das Cidades e tem o PARANACIDADE como agente técnico-operacional.

O Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios do Paraná (SFM) é destinado à promoção do desenvolvimento urbano, de serviços básicos e bens públicos necessários à modernização da estrutura dos municípios.

 

SISTEMA DE FINANCIAMENTO AOS MUNICÍPIOS - SFM

SFM é um sistema de financiamento e assistência técnica destinado a apoiar o desenvolvimento municipal e regional, para disponibilizar linhas de crédito aos municípios paranaenses com a finalidade de atender à demanda por serviços básicos, infraestrutura, bens públicos e fortalecimento institucional.

Os projetos e programas financiados devem considerar fatores como a geração de emprego e renda, a inclusão social, melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento local e regional sustentável.

O SFM conta com recursos próprios da FOMENTO PARANÁ, destacados junto ao Banco Central do Brasil para uso exclusivo no financiamento de projetos dos municípios.

 

A quem se destina?

A todos os municípios do estado do Paraná.

 

Que tipo de necessidade pode ser atendida pelos financiamentos?

Projetos voltados à melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida da população, tais como: pavimentação de vias, construção de barracões industriais, terminais rodoviários, centros comunitários, creches, escolas, postos de bombeiros, gestão de resíduos sólidos e ainda projetos de modernização administrativa, planos diretores, implantação de sistemas de abastecimento, projetos de engenharia e programas de eficiência energética, entre outros.

 

Quais são as condições do financiamento?

As taxas de juros dos financiamentos do SFM são fixadas conforme tabela abaixo, de acordo com o Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM) — referência ano 2020.

E os prazos variam de 60 a 120 meses, em função do objeto financiado.

 

TAXAS DE JUROS DO SFM
  • IPDM menor do que 0,6500

Juros ao ano: 0,0%

Indexador: SELIC

  • IPDM de 0,6500 a 0,6999

Juros ao ano: 3,75%

Indexador: SELIC

  • IPDM de 0,7000 a 0,7999

Juros ao ano: 4,00%

Indexador: SELIC

  • IPDM a partir de 0,8000

Juros ao ano: 4,25%

Indexador: SELIC

 

 
SIMULADOR DE FINANCIAMENTOS PARA MUNICÍPIOS

 

ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES

Onde o Município interessado pode obter informações detalhadas?

a) Escritórios regionais e na sede do Paranacidade (www.paranacidade.org.br // (41) 3350-3300), órgão vinculado à Secretaria de Estado das Cidades (www.secid.pr.gov.br // (41) 3250-7200).

 

b) FOMENTO PARANÁ – Diretoria de Operações do Setor Público setorpublico@fomento.pr.gov.br - (41) 3235-7702

 

FICHAS E DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD

Ficha Cadastral Municípios

Modelo de Autorização de Conta Débito

Modelo de Lei Autorizativa - SFM

 

OBSERVAÇÃO: Crédito sujeito a análise da Fomento Paraná e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).