Visita a Ourizona, Ivatuba, Fênix, Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul 23/05/2022 - 15:42

Em novo percurso semanal da Fomento Paraná ao interior do estado, os diretores da Fomento Paraná Heraldo Neves (presidente) e Renato Maçaneiro (Operações do Setor Privado) e a assessora Emilia Belinati estiveram nos municípios de Ourizona, Ivatuba, Fênix, Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul nos dias 19 e 20 de maio. As visitas aos municípios tem como objetivo apresentar a instituição e o modelo de trabalho em busca de parcerias para ampliar o acesso ao crédito para fortalecer os pequenos negócios e também ofertar possiblidades de financiamento público aos municípios, para compra de máquinas e equipamentos rodoviários e obras de infraestrutura e mobilidade urbana.

A agenda começou com o prefeito Manoel Amado, de Ourizona. Foram feitos esclarecimentos sobre a atuação da instituição e apresentada uma proposta de parceria para oferta de microcrédito para apoiar pequenos negócios no município de aproximadamente 3.500 habitantes.

Em Ivatuba, o prefeito Sérgio Santi convocou uma equipe para a reunião, com a gerente de Cadastro e Tributação, Rosilda, o assessor de Planejamento, Valter Vassoler Junior, Simônia Brandão, do Controle Interno, o secretário de Indústria e Comércio, Armando Nodari, e o vereador Roberto Augusto Governo, e ainda o secretário municipal de Saúde, Ronaldo Vanso. A prefeitura prepara um novo concurso para recompor os quadros do município e em breve poderá colocar um servidor à disposição de uma parceria com a Fomento Paraná.

Em Floresta o prefeito Ademir Maciel atendeu a equipe da Fomento Paraná. O município já mantém parceria com a instituição, com a atuação dos agentes de crédito da Sala do Empreendedor, Mateus Girotto, que é também secretário municipal de Indústria e Comércio, Trabalho, Turismo e Lazer, e também Sara Gallina. A intenção da visita foi potencializar a parceria para ampliar a oferta do crédito.

Para o encontro em Fênix, o prefeito Altair Serrano estava acompanhado do chefe de gabinete João, do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Mauro Marangoni, e do agente de crédito Welder Calixto. O município, de quase 5 mil habitantes, mantém parceria com a Fomento Paraná para operações de microcrédito. O prefeito manifestou interesse que os empreendedores tenham acesso a linhas de crédito de maior volume, para financiar a instalação de placas fotovoltaicas e também capital de giro, até R$ 500 mil, que também podem ser operacionalizadas pelos agentes da rede de parceiros da instituição.

Em Barbosa Ferraz, o encontro da equipe da Fomento Paraná com o prefeito Edenilson Miliossi e a vice-prefeita, Lucinete Sanches, teve participação da agente de crédito Gabriela Camargo e representantes da Cooperativa de Crocheteiras e Bordadeiras, da Associação dos Artesãos de Barbosa Ferraz e da Cooperativa da Agricultura Familiar.

O município tem uma vocação muito forte para a produção de têxteis, como fios, crochês e bordados e é conhecida como a capital paranaense do crochê. Um dos responsáveis pela implantação dessa atividade produtiva foi o empresário Waldir de Oliveira, que também representa a Casa Civil do Estado na região, e participou da reunião.

Waldir convidou os diretores Heraldo Neves (presidente) e Renato Maçaneiro (Operações do Setor Privado) e a assessora Emilia Belinati para conhecer empreendimentos que produzem fios, bordados e crochês na cidade, produção que é vendida para todo o país, por meio de cooperativas e associações.

O diretor Heraldo Neves afirmou que os empreendimentos e também as pessoas que produzem individualmente podem receber financiamentos da Fomento Paraná para melhorar as condições de produtividade.

A visita a Corumbataí do Sul, para reunião com o prefeito Alexandre Donato, que encerrou a agenda semanal, também teve foco na produção cooperativa. O encontro teve a presença do gerente geral da COAPROCOR - Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul e Região, Carlos Alves de Souza; de representantes da Cooperativa da Agricultura Familiar do Município; e do empresário Waldir de Oliveira, coordenador regional da Casa Civil na região.

Os diretores Heraldo Neves (presidente) e Renato Maçaneiro (Operações do Setor Privado) e a assessora Emilia Belinati foram convidados a conhecer o trabalho da COAPROCOR. A cooperativa produz polpas e sucos de fruta, principalmente de maracujá — a cidade é considerada o maior polo de produção de maracujá do Paraná — e também café.

A cooperativa tem cerca de 650 produtores cooperados entre pequenos produtores da agricultura familiar de vários municípios da região e já participa do programa Coopera Paraná, pelo qual recebeu incentivos na forma de veículos e equipamentos para escoar a produção. Agora o empreendimento está em fase de ampliação, com objetivo de instalar novas câmaras frias e outros equipamentos para aumentar a produção, que atende inclusive uma grande indústria nacional de cosméticos.

A Fomento Paraná vai estudar formas de apoiar a iniciativa, que é muito importante para a geração de empregos e renda naquela região do estado.

O prefeito Alexandre Donato mostrou-se interessado em ampliar a parceria existente com a Fomento Paraná. A agente de crédito do município, Maria Aparecida de Souza, que hoje atua somente com microcrédito, deverá ser capacitada e poderá atuar também na intermediação de operações de crédito maiores, acima de R$ 20 mil, para empréstimos de capital de giro e para investimento fixo.

• Reunião com agentes de crédito na Sala do Empreendedor de Floresta
    Reunião com o prefeito de Floresta, Ademir Maciel
    Reunião com o prefeito de Ourizona, Manoel Amado
    Visita a empreendimento em Barbosa Ferraz