Últimas semanas para renegociar contratos em condições especiais
13/12/2021 - 17:09

31 de dezembro é o último dia para aproveitar as condições especiais oferecidas pela Fomento Paraná às empresas e empreendedores que precisam ou desejam renegociar seus contratos de empréstimo ou financiamento contratados na instituição, como as linhas Paraná Recupera, Fomento Turismo, Banco do Empreendedor, Banco da Mulher Paranaense e microcrédito.

A renegociação permite estender o prazo de carência e parcelar o pagamento do crédito em até 60 meses, o que ajuda a reduzir o valor das parcelas e alivia o fluxo de caixa da empresa.

As condições especiais de renegociação foram criadas a partir do decreto estadual de calamidade pública por conta da pandemia de Covid-19, em março de 2020. Os efeitos dessa medida tem validade até 31 de dezembro de 2021.

“Estamos trabalhando com foco na retomada da atividade econômica, visando manter e expandir os negócios, gerar empregos, agora que a população paranaense alcançou um alto índice de vacinação, reduzindo a contaminação e a ocupação de leitos”, afirma o diretor jurídico da Fomento Paraná, Nildo Lübke.

“Por isso estamos orientando os clientes a aproveitar as condições facilitadas e ajustar os contratos, para manter as contas no azul e ter acesso a novos créditos para alavancar os negócios. Ter boa situação perante o sistema financeiro nesse momento é importante, porque o crédito é um fator fundamental para uma empresa”, completa.

De janeiro a novembro deste ano, quase 3 mil contratos referentes a aproximadamente R$ 100 milhões em financiamentos foram renegociados. “São recursos importantes para o caixa das empresas e que permanecem em circulação mantendo a economia aquecida, gerando novos negócios e ajudando a manter empregos”, diz o gerente de Recuperação de Créditos, João Carlos Mineo.

COMO RENEGOCIAR - As condições de renegociação variam de acordo com a modalidade ou linha de crédito e podem ter descontos de encargos e de juros moratórios em alguns casos, mediante consulta.

Ao renegociar é possível obter novos prazos de carência para retomar os pagamentos, entre duas e oito parcelas. Mesmo contratos de financiamentos que estão com os pagamentos em dia podem ser renegociados para alongar o prazo de parcelamento – até 60 meses – e assim reduzir o valor pago mensalmente.

Estão disponíveis ainda condições especiais de renegociação para contratos com recursos do BNDES, em que estão dispensadas, até 31 de dezembro, a apresentação de Certidão Negativa de Débitos (CND) para contratações e renegociações.

A renegociação de contratos com a Fomento Paraná pode ser feita mediante solicitação diretamente por meio da rede de agentes de crédito e correspondentes nos municípios parceiros. Em alguns casos, o agente atua na prefeitura, em salas do empreendedor ou agências do trabalhador.

A solicitação também pode ser feita online, no portal institucional da Fomento Paraná http://www.fomento.pr.gov.br/Renegociacao, por e-mail cobranca@fomento.pr.gov.br ou, ainda, por meio do WhatsApp Corporativo (41) 99938-9215.

GALERIA DE IMAGENS

  • Duas mulhers conversando sobre negócios analisando contas no computador e papéis
    Two diverse young businesswomen smiling while working on a laptop together at a table in an office
    Two diverse young businesswomen smiling while working on a laptop together at a table in an office

Últimas Notícias