Sebrae/PE e AGE Pernambuco fazem visita técnica ao Paraná 30/06/2023 - 15:05

Da Assessoria do Sebrae Paraná

Entre os dias 4 e 6 de julho, uma missão técnica com representantes do Sebrae/PE e da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) virá ao Paraná. O objetivo da visita é verificar de perto as ações de acesso ao crédito viabilizadas pelo Sebrae/PR e a Fomento Paraná, especialmente nos municípios de Pinhais, Campo Largo e Ponta Grossa.

Amberson Silva, coordenador de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, conta que os visitantes querem ver, na prática, como o Paraná descentraliza os recursos disponíveis para microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequena empresas.

“Através do Programa Mais Finanças, o Sebrae estimula o acesso consciente ao microcrédito e, em parceria com a Fomento Paraná e uma rede de agentes de crédito, promove o desenvolvimento econômico dos municípios paranaenses. São 21 turmas realizadas que formaram mais de 600 agentes em todo o Estado”, diz o coordenador.

De acordo com o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, o intercâmbio de experiências entre instituições do Sistema Nacional de Fomento tem se tornado uma prática recorrente.

“Cada estado possui características peculiares, necessidades próprias e desenvolve expertises em diferentes políticas públicas voltadas ao crédito. São experiências replicáveis que atraem o interesse de diferentes instituições. A Fomento Paraná tem recebido outras agências de fomento em busca de conhecimento sobre o modelo de microcrédito e sobre financiamento aos municípios”, relata Neves, que é, também, segundo vice-presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), instituição que congrega bancos de desenvolvimento e públicos, agências de fomento e cooperativas de crédito.

Ações pelo Estado

Na terça-feira (4), os representantes das instituições de Pernambuco serão recebidos, em Curitiba, para conhecer o Programa Mais Finanças do Sebrae/PR, seus eixos de atuação e as principais ações desenvolvidas. Além disso, terão a oportunidade de saber sobre a Fomento Paraná e suas estratégias de atuação em parceria com a Rede de Agentes de Crédito.

Na quarta e quinta-feira (5 e 6), o grupo será recepcionado em Pinhais, Campo Largo e Ponta Grossa para conhecer a concepção e a operacionalização dos agentes de crédito. O objetivo da comitiva é obter conhecimento para aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas de Pernambuco.

Além disso, serão compartilhados dados sobre os municípios, como informações demográficas, empresariais e de acesso ao crédito. Também serão apresentadas histórias inspiradoras que destacam a importância dessas iniciativas para o desenvolvimento econômico das regiões. Será promovido, ainda, um talk show envolvendo empresários locais, que compartilharão suas experiências e conquistas alcançadas por meio do acesso consciente ao crédito.

“A troca de experiências entre estados é fundamental para o fortalecimento do empreendedorismo e o desenvolvimento econômico em todo o país. A visita técnica promovida pelo Sebrae/PR e a Fomento Paraná reforça o compromisso dessas instituições em buscar soluções inovadoras e eficientes para impulsionar o setor empresarial e apoiar o crescimento das micro e pequenas empresas”, conclui Amberson Silva.

 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias