Prêmio Inova Saúde tem
apoio da Fomento Paraná
27/07/2016 - 16:13
O 1º Prêmio Inova Saúde Paraná será entregue neste sábado (30), durante o 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, que acontece no Campus Litoral da Universidade Federal do Paraná, em Matinhos, entre os dias 27 e 30 de julho.
Instituído pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública, com apoio do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (iNESCO), o prêmio tem patrocínio da Fomento Paraná. Foram inscritos 513 trabalhos científicos com relatos de experiências e projetos inovadores desenvolvidos na saúde pública em 122 municípios paranaenses.
Concorrem ao prêmio profissionais, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação dos cursos da área da saúde, servidores públicos paranaenses e líderes comunitários com atuação no setor da saúde. O objetivo da premiação é estimular a produção de pesquisas científicas de caráter inovador e a troca de experiências, além de valorizar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná.
O 1º Inova Saúde Paraná será concedido aos três melhores trabalhos em cada uma das sete áreas temáticas a seguir:
1) Políticas públicas de saúde: redes de atenção à saúde;
2) Gestão do trabalho e da educação em saúde;
3) Formação em saúde e integração ensino-serviço-comunidade;
4) Planejamento e gestão em saúde;
5) Vigilância em saúde;
6) Tecnologias de informação e comunicação em saúde;
7) Tecnologias do cuidado em saúde pública.
O primeiro colocado em cada uma das sete áreas receberá diploma, troféu e o trabalho poderá ser publicado na edição Número 2 da Revista Espaço para a Saúde/ Revista de Saúde Pública do Paraná, a ser veiculada em dezembro de 2016. Para o 2º e 3º lugares em cada eixo temático serão concedidos diplomas e medalhas.
O Prêmio Inova Saúde Paraná será promovido a cada dois anos e a premiação coincidirá com os Congressos Paranaenses de Saúde Pública/Coletiva.
CONGRESSO - O tema central do 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva é “Novos Olhares para a Saúde”, oportunidade para reflexões e discussões que ajudem a enxergar e construir uma nova realidade e, assim, contribuir para a expansão e qualificação da saúde pública no Paraná.
Serão realizadas 57 oficinas de trabalho — minicursos de 4 e 8 horas, nos dias 27 e 28 — abordando os mais diversos temas, desde legislação, gestão e qualidade dos serviços do SUS, implementação de programas de prevenção, planejamento das ações em Saúde da Família, desafios da democratização da saúde, a vigilância de violências e acidentes como política pública em saúde, até discussões sobre mudanças na formação médica e nos cursos das outras carreiras da área da saúde, a capacitação de profissionais e também dos conselheiros municipais . E, ainda, aspectos culturais e de cidadania, como fatores de inclusão social.
Além das oficinas e da apresentação dos trabalhos que concorrem ao prêmio, serão realizadas conferências, painéis, rodas de debates, lançamento de livros e revistas.