Pipoqueiro pede crédito e formaliza
atividade em Laranjeiras do Sul
29/07/2014 - 16:54
O acesso a uma linha de crédito de baixo custo para comprar equipamentos está mudando a vida de um microempreendedor em Laranjeiras do Sul, no centro-sul do estado. Iraci Alves Bueno, que é conhecido pelo amigos e clientes como Chicão, vende pipoca e produtos de panificação há mais de 28 anos na cidade.
Ele foi o primeiro beneficiado pelas linhas de crédito da Fomento Paraná no município e se diz muito feliz por conseguir o financiamento para comprar um cilindro, dois fornos e uma cozinha para viabilizar e modernizar o empreendimento.
“Consegui capital de giro com juros bem mais baixos que em outros bancos. Não tenho fonte de renda grande para conseguir os equipamentos, mas através da Fomento Paraná eu pude comprar”, conta ele, que aproveitou também para registrar o empreendimento e sair da informalidade. “Tenho dois carrinhos de pipoca e minha esposa começou a ajudar com a panificação. Agora quero ampliar e até contratar mais alguém”, completa Chicão.
A agente de crédito de Laranjeiras do Sul, Cassiê Refosco, contou que a procura pelo crédito cresceu no município. “Depois desta primeira operação, notamos bastante procura pelas linhas da Fomento. A tendência é de crescimento”, diz ela.
CRÉDITO - Empresários de micro, pequeno e médio porte, da indústria, do comércio ou do setor de serviços têm acesso às linhas de crédito da Fomento Paraná, que oferece as menores taxas de juros e prazos de carência e de pagamento adequados à capacidade de cada empreendedor.
As linhas de crédito financiam projetos de pessoas físicas ou jurídicas, formalizadas ou não, em valores que vão de R$ 300 até R$ 3 milhões e apresentam taxas de juros reduzidas, que estão entre as mais baixas do país, a partir de 0,61% ao mês, para financiar investimentos produtivos. As taxas são mais baixas para empreendedores que participam de algum curso de capacitação gerencial.