Percurso nos Campos Gerais e RMC 27/06/2022 - 17:45

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e os assessores Emilia Belinati e Jonny Stica percorreram municípios de Imbaú, Tibagi, Ipiranga, Teixeira Soares e Campo Magro para encontros com prefeitos e dirigentes de associações comerciais nos dias 23 e 24 de junho.

Em IMBAÚ, na região dos Campos Gerais, a reunião foi com o vice-prefeito David Antunes, as secretárias de Desenvolvimento, Fabiana de Lara, de Administração, Rosa França, de Defesa Social, Girlene Jacob, a chefe de gabinete, Marli Marcondes, e o secretário de Agricultura, Jocelino Couto Ribeiro. Foram apresentados os programas Banco do Agricultor Paranaense, para apoiar agricultores da região, e microcrédito pelo Banco da Mulher Paranaense e Banco do Empreendedor, além de possibilidades de acesso às linhas destinadas a apoiar o turismo. Um espaço industrial que o município está criando também poderá ser apoiado por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios.

O presidente da Associação Comercial de Imbaú (ACEIM), Osvaldo Lima, e a secretaria da entidade, Ana Caroline, estavam presentes e informaram que estão resolvendo algumas questões para formalizar a parceria com a Fomento Paraná e se credenciar como correspondentes. O diretor da Fomento também visitou a Sala do Empreendedor, para uma conversa com os agentes de crédito Rafaela Duarte, Hélio Machado e Julien Glufka.

Em TIBAGI, no encontro com o prefeito Artur Nolte (Butina) e o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Adriano João Maria Sleutjes, a conversa girou em torno de crédito para explorar o potencial turístico do município. Além do conhecido cânion do Guartelá, o mais longo do país, entre Tibagi e Castro, o município inaugurou recentemente uma raia de canoagem no rio Tibagi, que segue todos os parâmetros internacionais da modalidade e até foi realizada uma competição nacional desse esporte no local.

Tibagi também está interessada em receber instalações industriais. Foi acordado ainda que o agente de crédito do município, Ramon Assunção, irá participar de uma nova capacitação, para poder intermediar linhas de crédito em valores superiores ao microcrédito, para apoiar pequenas empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões ao ano.

Na prefeitura de IPIRANGA, o encontro foi com o prefeito Douglas Cruz, os agentes de crédito Simone Lovato e Andreia Chaves e a presidente Associação Comercial, Maria de Fatima Oliveira. Foi discutido o fortalecimento da parceria entre o município e a instituição e formas de ampliar a oferta de crédito aos empreendedores nesse período de retomada da economia.

O diretor Heraldo Neves apresentou as linhas de crédito, falou sobre a política diferenciada de juros para pequenos municípios e regiões mais carentes do estado e convidou os agentes de crédito para participar do encontro estadual de agentes, que deve acontecer em novembro.

O prefeito Lucilei (Lula) Thomaz, de TEIXEIRA SOARES, recebeu a equipe acompanhado do secretário de Indústria e Comercio, Ricardo Basso, da futura agente de crédito Fabiele Costa, que atua na Sala do Empreendedor e já foi capacitada para atuar como agente de crédito, e da presidente da associação comercial (ACETS), Cris Mary Bueno.

A conversa fluiu em torno das possiblidades de parceria, inclusive com a associação comercial, e sobre financiamentos disponíveis ao município, pelo SFM, e para empreendedores privados, como o Banco do Agricultor Paranaense, Banco da Mulher, microcrédito e recursos para geração de energia renovável.

Em CAMPO MAGRO, o prefeito Claudio Casagrande e o vice Osmar Leonardi receberam a equipe acompanhados do secretário de Indústria e Comércio e Trabalho, Giovani Dariva, e da chefe de Gabinete, Joceni Gullak.

O interesse do município nas linhas de crédito para empreendedores tem como objetivo estimular um melhor aproveitamento do potencial da região como atrativo turístico, por conta da proximidade com a capital, do bairro gastronômico de Santa Felicidade, e por oferecer um Circuito de Turismo Rural, com passeios a cavalo, de chalana, pedalinhos, arvorismo, tirolesa, entre outras atividades, como as trilhas apreciadas por ciclistas, jipeiros, motociclistas e também para saltos de parapente, no Morro da Palha.

Reunião em Imbaú