Paranaguá assina convênio para oferecer microcrédito 16/01/2020 - 16:46

O diretor presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, e os secretários de Trabalho, Indústria e Assuntos Sindicais, Brayan Roque, e de Administração, José Marcelo Coelho, se reuniram do Palácio São José, em Paranaguá, nesta quinta, 16, para assinar um acordo de cooperação técnica para adesão ao programa Banco do Empreendedor, da Fomento Paraná.

Com a nova parceria a Prefeitura de Paranaguá deve indicar um agente de crédito para ser capacitado e o município passará atuar na oferta de empréstimos e financiamentos de microcrédito para apoiar micro e pequenas empresas em projetos de implantação, ampliação ou manutenção de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços.

O prefeito ressaltou a importância das linhas de crédito para a economia local e salientou que a administração vem trabalhando bastante para beneficiar o empresariado, tendo em vista que isso representa geração de emprego e de renda. “Essa linha de crédito é importante para os empresários do município. É mais um atrativo para gerar emprego e renda para o povo parnanguara”, disse Marcelo Roque, que agradeceu a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fomento Paraná.

O secretário Brayan Roque destacou que essa linha de crédito é importante para os micro e pequenos empresários locais, que terão oportunidade de incrementar o negócio. “Essa linha de crédito vai ajudar a melhorar a economia como um todo, pois o dinheiro emprestado será gasto em nosso comércio, serão gerados empregos e renda. Nossa cidade sai ganhando muito com esses empréstimos. Estamos muito satisfeitos com esse convênio”, destacou o secretário, que aponta vários investimentos do poder público municipal em busca de melhorias no setor econômico.

O presidente da Fomento Paraná afirmou que a iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento. Ele lembra que além do Banco do Empreendedor há opção de linha de crédito específica para mulheres, por meio do Banco da Mulher Paranaense, lançado em setembro, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Estamos felizes em poder oferecer a Paranaguá esta linha de crédito que incentiva o desenvolvimento de micro e pequenos empresários. Esta parceria é muito importante para o Governo do Estado, para a Fomento Paraná e, claro, para a Prefeitura e para os empreendedores da cidade de Paranaguá”, salientou Heraldo Alves das Neves.

Estavam presentes o diretor de Mercado da Fomento Paraná, Renato Maçaneiro, e os assessores da presidência Vinícius Rocha e Emília Belinati. Também acompanhou a reunião o chefe da 3.ª Ciretran Paranaguá, Nélcio de Oliveira, representando o deputado estadual Galo.

Responsáveis por empresas que tiverem interesse em solicitar as linhas de crédito oferecidos pela Fomento Paraná, em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, deverão procurar a Secretaria Municipal de Trabalho, Indústria e Assuntos Sindicais (Semtra), localizada na rua José Gomes, na região central da cidade, ou também na Subprefeitura Prefeito Waldir Salmon, localizada em frente ao Caic.

Para se capacitar ao financiamento é necessário ter bom cadastro, condições de pagamento e um avalista. Os financiamentos de microcrédito são de até R$ 10 mil para pessoa física e até R$ 20 mil para pessoa jurídica (MEI, EI, EIRELI).