Nova diretoria e conselho fiscal da ABDE tomam posse 22/06/2023 - 11:56

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) realizou nesta quarta-feira (21), em Brasília, a solenidade de posse da nova diretoria e conselho fiscal. O evento deu início ao mandato que tem Celso Pansera, presidente da FINEP, ex-ministro de Ciência e Tecnologia no governo Dilma Rousseff, como presidente da Associação. Pansera assume a gestão por dois anos, ocupando o lugar de Jeanette Lontra, primeira mulher a comandar a ABDE e ex-presidente do Badesul Desenvolvimento.  

Durante evento, em seu primeiro discurso empossado, o presidente da ABDE e da FINEP falou sobre seu compromisso com a Associação para os próximos anos. “Este é o momento de transformar nossos planos em ações concretas. Temos a responsabilidade de deixar um legado positivo para o país, construindo políticas eficazes e avançando com a agenda 2030 no Brasil”.  

A cerimônia contou com a participação da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que ressaltou a importância da Associação para a retomada do crescimento econômico do país. “A reconstrução nacional tem como um de seus pilares a retomada da atividade econômica para gerar emprego e renda, mas para isso é preciso saber quais tipos, prioridades e focos, principalmente numa visão sustentável. Por isso mesmo que a ABDE tem como compromisso os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. A ministra também destacou o papel dos financiamentos promovidos pelas instituições que compõe o Sistema Nacional de Fomento (SNF). “É preciso que a gente enfrente essa desigualdade e para isso, a exemplo de vários países do mundo, é necessário ter investimento para ativar a econômica”.  

Estiveram presentes deputados, senadores e representantes da secretaria-executiva da Presidência e dos ministérios do Turismo; de Gestão e Inovação em Serviços Públicos; da Economia; dos Esportes; do Trabalho e do Emprego; de Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e da Integração e do Desenvolvimento Regional. 

Além de representantes de parceiros nacionais e internacionais da ABDE, como: Organização das Nações Unidas (ONU), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Agencia Francesa de Desenvolvimento (AFD), Banco de Desenvolvimento Alemão (KFW), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Agência de Cooperação Internacional da Alemanha (GIZ) e Embaixada Britânica, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Comissão de Valores Mobiliário (CVM) e Embrapii, assim como mais de 30 representantes das instituições financeiras de desenvolvimento do país. 

A nova diretoria foi eleita no último dia 24 de maio, durante Assembleia Geral, em Brasília, pelos integrantes do SNF. Eleita por aclamação e encabeçada por Celso Pansera, a chapa tem dois vice-presidentes: José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, e Heraldo Neves, diretor-presidente da Fomento Paraná.  

A diretoria eleita também é composta por representantes de outras sete instituições espalhadas pelo país: Euler Antônio Luz Mathias (Banco do Brasil), Cledir Assisio Magri (Cresol), Wilson Bley Lipski (BRDE), Daniel de Castro Borges (Caixa), Marcelo Barbosa Saintive (Bandes), Márcia Faria Maia (AGN), Ruth Pimentel Mello (Banpará).   

Para o Conselho Fiscal da Associação foram eleitos: Flavio Luiz Lammel (Badesul), Marcos Vinicius Cardoso de Castro (Afeam) e Paulo de Oliveira Costa (Desenbahia). Como suplentes: Eurípedes José do Carmo (Goiás Fomento), Ari Rabaiolli (Badesc) e Francisco Feliphe da Luz Araújo (Piauí Fomento).

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias