No Vale do Ribeira, Fomento Paraná expande programas de crédito
21/01/2022 - 17:17

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e os assessores Jonny Stica e Emília Belinati concluíram nesta sexta-feira (21) mais um roteiro de agendas com prefeitos e lideranças empresariais em busca de novas parcerias. O percurso envolveu Itaperuçu, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Adrianópolis e Tunas do Paraná, todas na Região Metropolitana de Curitiba.

As novas parcerias visam expandir programas como o Banco do Empreendedor e Banco da Mulher Paranaense, que apresentam juros baixos e prazos longos para apoiar principalmente pequenos negócios. Também foram apresentadas oportunidades aos municípios para obras de infraestrutura e mobilidade urbana, com a possibilidade de assegurar convênios para barracões industriais, projetos de eficiência energética e outros.

“Pela primeira vez visitamos o Vale do Ribeira, mas a Fomento Paraná atende todo o Estado. Nossa missão é trabalhar e sair daqui com novas parcerias”, afirmou Neves.

Em Adrianópolis, na divisa com São Paulo, eles foram recebidos pelo prefeito Vandir de Oliveira, o secretário de Finanças, Fabio Carriel, e o controlador Tiago Machado. A conversa abordou o potencial turístico da região, banhada pelo rio Ribeira do Iguape, que recentemente ganhou um circuito de rafting – esporte de aventura na água.

Em Tunas do Paraná, também na RMC, eles foram recebidos pelo vice-prefeito, Luiz Carlos Polli. A reunião teve a presença do chefe de gabinete, Ademar Cordeiro, da procuradora geral do município, Sandra Regina Pelexate, dos secretários de Meio Ambiente e Agricultura, Elton Luiz Gerent Dos Santos, e de Indústria e Comércio, Camila Sestrem.

Quase 90% da atividade produtiva do município é baseada na extração e beneficiamento da madeira, seguido pela extração do mármore e pela agricultura. A prefeitura tem investido em programas para apoiar iniciativas empreendedoras, criando um ambiente favorável aos negócios e tem intenção de formalizar parceria com a Fomento Paraná.

Na prefeitura de Itaperuçu, foi discutida a renovação da parceria entre a instituição e a prefeitura. Neves e os assessores foram recebidos pela secretária de Planejamento Urbano e Urbanismo, Neide da Aparecida, e assessores da prefeitura.

Em Cerro Azul, a conversa foi com os secretários Willians Tiblier, de Governo, Alexandre Dantas, de Desenvolvimento Econômico, Projetos e Turismo, e o diretor do Departamento de Fomento e Emprego, Bruno Henrique Lovato. Foi definida a participação de um servidor no próximo curso para formação de agentes de crédito da Fomento Paraná, para operar microcrédito aos empreendedores.

Em Doutor Ulysses, município que firmou recentemente a parceria com a Fomento Paraná no programa Banco do Empreendedor, o encontro foi uma oportunidade para alinhar estratégias de divulgação. O diretor-presidente da Fomento Paraná deu boas-vindas à nova agente de crédito, Geizibel Teodoro, que foi capacitada para atuar na oferta das linhas de microcrédito.

O prefeito Moiseis Branco da Silva manifestou interesse no programa Banco do Agricultor Paranaense, no qual a Fomento Paraná é parceira do Banco do Brasil e do BRDE numa ação para reduzir as taxas de juros nos financiamentos do Pronaf e para pequenas cooperativas.

NA ESTRADA – Desde 2019, o diretor e assessores percorreram mais de 220 municípios com objetivo de expandir alianças. A Fomento Paraná possui parcerias com mais de 280 cidades com agentes de crédito ou correspondentes para intermediar linhas de crédito. As parcerias contribuíram para que a instituição contratasse mais de R$ 163 milhões em novas operações de crédito somente em 2021, atendendo 13.750 empreendedores e empresas paranaenses.

Últimas Notícias