Indústria apoiada pela Fomento
Paraná exporta para o México
24/08/2017 - 18:30

O apoio da Fomento Paraná foi fundamental para uma pequena empresa paranaense conseguir entrar em um mercado muito restrito no segmento industrial. A Isotron, que fabrica máquinas e equipamentos para solda em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, agora compete com fabricantes da Itália, Alemanha e Japão no mercado de inversores de solda.

Para desenvolver os equipamentos, a Isotron recorreu a um financiamento oferecido pela Fomento Paraná para projetos de inovação. É a linha Inovacred, que conta com recursos da Finep – Inovação e Pesquisa, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Financiamos a construção de um laboratório para desenvolver novos produtos. E o primeiro fruto desse projeto é o inversor de solda. Sem o financiamento, não teríamos conseguido desenvolver esse projeto”, afirma o gestor administrativo da empresa, Antonio Marcos da Rocha.

“Recentemente, fizemos nossa primeira exportação para o México. É muito gratificante ver o crescimento da empresa e esse inversor abriu muitas portas”, comemora Rocha. “Queremos colocar o nome da Isotron nas feiras internacionais”, completa Moraes.

ISOTRON – No mercado há 21 anos, a empresa conta atualmente com 28 funcionários próprios e mais 11 prestadores de serviço. “Contratamos preferencialmente colaboradores e fornecedores do município, para melhorar a economia regional como um todo”, explica o gestor administrativo.

Um dos contratados para trabalhar no projeto dos inversores foi o programador Pedro Oliveira, que veio do Rio de Janeiro à procura de emprego na região de Curitiba. “Eu dava aulas para um curso de técnico de programação. E aqui é o primeiro emprego com o qual eu trabalho com algo que aprendi na faculdade. Entrei de cabeça no projeto e mudou minha vida”, afirma ele.

CRESCIMENTO – As linhas de crédito da Fomento Paraná beneficiaram mais de 25 mil empreendedores nos últimos seis anos. São mais de R$ 860 milhões de reais investidos em todo o estado. A carteira de crédito de operações do setor privado passou de R$ 17,3 milhões em 2010, para R$ 260,7 milhões em 2016, um crescimento de 1.406% em seis anos.

A instituição também financia os municípios para execução de obras viárias, construção de escolas, barracões industriais e revitalização de espaços públicos e programas de gestão de resíduos. Desde 2011, as prefeituras paranaenses já contrataram R$ 1,3 bilhão em financiamentos para esses projetos.