Franquia australiana se instala em
Curitiba com apoio da Fomento Paraná
23/02/2015 - 16:22
O jornalista Valtemir Soares Junior, o “Mineiro”, morou na Austrália por três anos, estudando e trabalhando. Voltou para Curitiba com um sonho: abrir uma franquia da Information Planet (IP), marca australiana que assessora estudantes e promove intercâmbio cultural em diversos países.
“Tive dificuldades com documentação no meu intercâmbio, mas em menos de uma semana tudo foi resolvido, com a ajuda da Information Planet. Fiquei encantado e procurei um dos donos, que é brasileiro, para abrir uma franquia dele no Paraná”, conta Mineiro.
Havia dois problemas: as economias que juntou trabalhando fora do Brasil não eram o suficiente para montar a empresa. E faltava um sócio para gerir melhor as finanças. É onde entra o administrador de empresas e empreendedor Julio Malhadas Neto.
Crédito — A solução para o principal problema surgiu em uma feira de franquias, onde descobriu a Fomento Paraná, uma instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado. “Era uma oportunidade excelente, porque as linhas de crédito são extremamente convidativas. Não se consegue encontrar condições assim em bancos comerciais”, explica Mineiro. “Montei e apresentei um plano de negócios e o financiamento foi aprovado bem rápido”, comenta.
Para transformar o sonho em realidade, Mineiro e o sócio fizeram um financiamento pela linha Banco do Empreendedor Micro e Pequenas Empresas, que oferece crédito em valores entre R$ 15 mil e R$ 300 mil. Em quatro anos a Fomento Paraná firmou mais de 12,2 mil contratos com empreendedores privados, destinando pouco mais de R$ 577 milhões em crédito para empresas de micro, pequeno e médio porte.
O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, explica que o crédito de baixo custo funciona como um motor da economia. “Esses empreendedores, por exemplo, compraram móveis, material de escritório, computadores, contrataram um arquiteto, trabalhadores para adequar o espaço físico da loja. A maioria dos fornecedores é da região de Curitiba e isso impulsiona outros negócios locais. Esse é o nosso objetivo”, afirma o presidente.
Apoio total - A proposta da Information Planet é inovadora. Em único local, o cliente recebe o aconselhamento especializado para fazer a melhor opção em relação ao país de destino para uma viagem de estudos — ou mesmo a passeio. Qualquer pessoa pode buscar a Information Planet para estudar no exterior, se especializar ou fazer um curso de idiomas intensivo nos países de língua inglesa.
Tudo pode ser arranjado, desde o curso, a escola, a cidade, o melhor tipo de hospedagem. Até assessoria para a obtenção do visto, ou questões diretas da viagem, como compra da passagem aérea, assistência viagem e divisas estrangeiras. “Os profissionais que trabalham na Information Planet já foram intercambistas. Isso traz uma bagagem interessante para os estudantes”, explica o sócio Julio Neto.
A assessoria que é iniciada no Brasil continua na chegada na maior parte dos destinos oferecidos, por meio de unidades receptivas e de uma rede de 40 escritórios em 15 países, para atendimento ao cliente. Ao chegar ao destino, o estudante pode participar de palestras e receber orientação sobre a cultura e as leis do país, ter suporte para documentação local (identidade e CPF do país), abertura de conta bancária, renovação de visto e até treinamento e apoio para conseguir trabalho, onde é permitido.
“Os intercambistas voltam ao Brasil com uma grande capacidade de ajudar o país a crescer e chegar ao nível de nações do primeiro mundo”, cita Neto. Segundo ele, estudos apontam que a cada período de capacitação internacional, a pessoa pode ter um acréscimo de até 30% no salário, o que demonstra o impacto direto entre a o nível de formação e o retorno na carreira.
Franquia internacional - A Information Planet (www.informationplanet.com.br) existe há quase 30 anos. Foi fundada por dois brasileiros que faziam intercâmbio na Austrália. Está presente em 40 escritórios distribuídos por 15 países. No Brasil, possui franquias em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Campinas, Santo André, Santos e, agora, em Curitiba.
Possui convênio com mais de 300 instituições de ensino superior, que oferecem desde curso de idiomas de curta duração (cursos de férias) até doutorado e pós-doutorado. A franquia já ajudou cerca de 50 mil estudantes brasileiros e de outros países a fazer intercâmbio.
Franquias no Paraná – Segundo informações da Associação Brasileira de Franchise (ABF), Paraná possui 5,9% das unidades franqueadas do Brasil. O estado ocupa a quarta posição no país em número de lojas, atrás de São Paulo (37,7%), Rio de Janeiro (11,5%) e Minas Gerais (8%). Em relação à sede de franqueadoras (“matriz” das franquias), o Paraná é a sede de 7,8% das empresas franqueadoras. À frente estão apenas São Paulo (51,7%) e Rio de Janeiro (11,8%). Ainda de acordo com os dados da pesquisa, o setor gera 2.330 milhões de empregos diretos e mais 2 milhões indiretos no País.