Francisco Beltrão é campeão geral do Prêmio Estadual de Microcrédito da Fomento Paraná 30/11/2023 - 16:02

Os agentes de crédito Itacir Rovaris e Luciana Dani, representando o município de Francisco Beltrão, receberam nesta quinta-feira (30), o troféu de 1º Lugar Geral e 1º Lugar na Categoria até 100 mil Habitantes no Prêmio Estadual de Microcrédito – 2023. A premiação, que reconhece municípios que se destacam na intermediação de operações e gestão da carteira de microcrédito da Fomento Paraná, foi entregue no 8º Encontro Estadual de Agentes de Crédito, promovido pela Fomento Paraná e o Sebrae/PR, em Foz do Iguaçu, de terça (28) a quinta-feira (30).

Esta é a quinta vez que Francisco Beltrão lidera o ranking, que mede o desempenho dos municípios na operacionalização do microcrédito.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, que retornou de missão à Alemanha para atração de novos negócios para o Estado, enviou uma mensagem de agradecimento ao trabalho dos agentes de crédito.

“A Fomento Paraná tem um papel importantíssimo na vida de milhares de pessoas. Em especial, do micro e pequeno empresário, que é aquele que precisa de uma mão amiga, de um parceiro para abrir ou ampliar seu negócio”, disse. “Esse dinheiro é para um dono de padaria que quer fazer uma ampliação, comprar novos maquinários. Aquele que tem um açougue, a pessoa que tem uma loja de roupas que quer ampliar e melhorar. E muitas vezes as nossas mulheres”.

O governador citou, também, a importância do Banco da Mulher Paranaense, que já destinou mais de R$ 180 milhões em crédito para mais de 16 mil empreendedoras no Paraná. “Tivemos oportunidade de gerar muito emprego e acima de tudo dar a oportunidade para que as mulheres possam também liderar o comércio, ter o seu negócio, gerar emprego e ajudar a cuidar das suas famílias”, completou.

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, destacou a participação dos agentes de crédito, a parceria com o Sebrae e também o trabalho dos colaboradores das duas instituições para o sucesso do evento, que terá a 9ª edição em 2024. “Que tenhamos os próximos encontros, em benefício do nosso público, que são as pequenas atividades econômicas do Paraná e, por isso, caminhamos juntos, com objetivo de fortalecer esse principal tecido produtivo do nosso Estado”, afirmou.

Neves também enfatizou o papel dos prefeitos das cidades que são parceiras da Fomento Paraná, principalmente daquelas que foram campeãs do Prêmio Estadual de Microcrédito. “São lideranças que nos ajudam a construir e valorizar a rede de agentes e a colocar o crédito nos municípios”, finalizou.

PREMIADOS – Itacir Camilo Rovaris é agente de crédito em Francisco Beltrão, cidade que conquistou o primeiro lugar na categoria dos municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes e, também, o primeiro lugar geral entre todas as cidades. O segredo, segundo ele, é amor.

“É um trabalho que começou há 23 anos e, hoje, em Francisco Beltrão, até os passarinhos já sabem que tem Banco do Empreendedor e Sala do Empreendedor. A sala está sempre cheia e hoje temos um truque: com cada um que faz o crédito, no final a gente perguntando se gostou e pedimos para contar para os outros, e isso pega”, comentou.

Neste ano, o Prêmio Estadual de Microcrédito ganhou uma nova categoria, para municípios até 5 mil habitantes. “Existem pelo menos 100 municípios que possuem 5 mil habitantes ou menos e outros 100 com até 10 mil habitantes. A nova categoria é uma questão de justiça com o trabalho dos mais pequenos”, explicou o gerente de Mercado da Fomento Paraná, Luciano Martins.

O município que conquistou o 1º lugar na categoria até 5 mil habitantes foi Cruzeiro do Sul, com o agente de crédito Paulo Pessini. Ele disse que a novidade é gratificante e justa e que o principal fator para o prêmio advém do trabalho realizado na cidade.

“Contratos novos e de refinanciamento e ações de planejamento. Esses pontos contribuíram para subir na pontuação. É um trabalho que ajuda muito, porque você ajuda a desenvolver os pequenos negócios, dando oportunidade para aquela pessoa que não tem acesso ao crédito convencional e, ao buscar recursos com a gente e consegue, porque é para isso que nós estamos aqui”, celebrou.

Com o troféu do primeiro lugar em mãos, ele garante: existe mais ânimo para conquistar resultados ainda melhores em 2024. “Para o ano que vem vamos continuar o mesmo trabalho e procurar sempre melhorar porque os nossos empreendedores merecem”, concluiu.

Ao chamar os vencedores da nova categoria, o coordenador de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Amberson Bezerra da Silva, lembrou que, um ano antes, ouviu de uma agente de crédito a declaração de que um dia estaria no palco para receber essa homenagem.

Completa a relação de ganhadores na nova categoria o município de Rio Bom, com o agente Lucas Cotting, em 2º lugar, e Ângulo, que ficou em 3º lugar, com Taís Vitorino dos Santos.

Na categoria até 10 mil habitantes, os vencedores foram Alto Piquiri, Mauá da Serra e Vitorino.

CIDADES MAIORES – Na outra ponta, o vencedor nos municípios acima de 200 mil habitantes foi Foz do Iguaçu. Volnei Lambert, agente de crédito no município há 20 anos, acredita que um dos principais fatores para a vitória na categoria foi a participação no programa Paraná Recupera, com crédito emergencial, e o apoio da administração municipal.

“Este prêmio representa o comprometimento da equipe do Banco do Empreendedor de Foz do Iguaçu, com apoio da administração municipal, que nos deixou avançar na distribuição do crédito e nos levou ao topo hoje nesta vitória. Mas uma das principais coisas que fizemos foi participar do programa Paraná Recupera, que reduziu a taxa de juros. São mais de R$ 20 milhões distribuídos em Foz para quase 800 empresas atendidas em três meses de operação”, contou.

Outros campeões foram Apucarana (de 100 a 200 mil habitantes) e Marialva (de 20 a 50 mil habitantes).

Confira os resultados:

Campeão Geral