Fomento Paraná visita municípios do noroeste 24/03/2023 - 16:32

Em mais uma rodada de reuniões pelo interior do estado, nesta quinta e sexta (23 e 24/03) o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e os assessores Emilia Belinati e Jonny Stica percorreram a região noroeste, para reuniões com prefeitos e dirigentes de associações comerciais para discutir parcerias e oportunidades de crédito, pelo Banco do Empreendedor, Banco da Mulher Paranaense e financiamentos para projetos dos municípios, por meio do SFM. Confira a agenda.

• Em Guaporema eles foram recebidos pelo secretário de Administração, Oscar Gilberto Castiglioni (Gil) e pelo chefe de Projetos e Políticas Públicas, Luiz Carlos Mian. O município está financiando a instalação de barracões industriais e também irá encaminhar um servidor para o curso de capacitação e ter um agente de crédito intermediando operações de microcrédito.

• Em Indianópolis, o prefeito Juliano Cordeiro conhece a Fomento Paraná desde o antigo programa Banco Social, quando o crédito foi fundamental para ele montar uma farmácia, no início da vida profissional como farmacêutico.

• Em São Manoel do Paraná, o prefeito Agnaldo Trevisan e a agente de crédito e responsável pela pasta de Indústria e Comércio, Gleice Espírito Santo, conversaram com a equipe da Fomento Paraná e mostraram preocupação com temas atuais e iniciativas importantes desenvolvidas para questões ambientais. O município busca tecnologias e soluções para cidades inteligentes, painéis solares e carros elétricos. Trevisan, que é também presidente da Amenorte - Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná, informou que todo papel branco foi retirado da prefeitura, que agora usa apenas papel reciclado.

São Manoel do Paraná faz parte do Caminho do Peabiru e tem potencial turístico para explorar, com a "Lagoa Preta", na RPPN Caraguatatiba da Divisa, entre outros atrativos, como festas regionais.

• Em Japurá, a prefeita Adriana Polizer, recebeu a Fomento Paraná acompanhada do agente de crédito Felipe Venâncio e da secretária de Indústria e Comércio, Valquíria Pelosi. Na reunião foi ofertada a possibilidade de capacitação no curso para correspondente, para os quadros da prefeitura, visando possibilitar a oferta de créditos acima de R$ 20 mil, pelo programa Banco da Mulher Paranaense e pela linha Fomento Turismo, uma vez que o município está no Mapa do Turismo nacional. Há interesse na região também em crédito rural, pois há muitos produtores de pequeno porte, de acerola, tomate, abacaxi e outros produtos.

• Em São Tomé, o prefeito Ocelio Leite e os secretários de Gabinete, Paulo Angelo, e de Administração, João Raddi, a coordenadora Sala do Empreendedor e da Tributação Dalva Moretti, e a futura agente de crédito Lucilaine Armacollo participaram da reunião.