Fomento Paraná vai divulgar linhas de crédito para o turismo em 27 municípios 06/10/2022 - 10:56

A Fomento Paraná vai repetir nos meses de outubro e novembro a Caravana de Crédito Fomento Turismo. A partir do dia 11 de outubro, equipes da instituição financeira estadual vão percorrer 27 municípios paranaenses em uma ação para divulgar linhas de crédito destinadas a apoiar empreendimentos ligados ao turismo, como pousadas, hotéis, restaurantes, bares, entre outras estruturas, como parques e centros de eventos. Também podem ser atendidos estabelecimentos comerciais diversos, que dão apoio ao segmento, como clínicas médicas, lojas de locação de veículos ou equipamentos, lojas de acessórios para viagem, agências que promovem roteiros de aventura e trilhas, entre outros empreendimentos que possuam CNAEs enquadradas no Cadastur do Ministério do Turismo.

De acordo com o diretor-presidente da Fomento Paraná, o objetivo é contribuir com os preparativos dos empreendedores para receber visitantes no período de festas de fim de ano e temporada de férias de verão.

“Temos linhas de crédito com condições muito competitivas para ajudar a compor estoques, comprar móveis e equipamentos ou fazer pequenas reformas e melhorias nos estabelecimentos para melhor atender o turista e valorizar o potencial atrativo das cidades”, explica Neves.

Os primeiros eventos da caravana serão em Campina Grande do Sul e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Na sequência, as equipes estarão em municípios do Litoral, da Costa Oeste paranaense, e também em cidades que possuem áreas de marinas nas represas no Norte, Norte Pioneiro e do Rio Iguaçu, além cidades de que querem fortalecer roteiros de turismo religioso ou gastronômico.

“Na maior parte dos casos o atendimento acaba sendo para donos de pequenos negócios, que são atendidos com empréstimos de microcrédito, até R$ 20 mil, para capital de giro ou pequenos investimentos”, explica o diretor de Mercado, Vinícius Rocha. “Mas a Fomento Paraná tem recursos e pode atender propostas maiores, de acordo com a necessidade e o porte de cada empreendimento”.

Para os pequenos negócios, com faturamento anual de até R$ 360 mil, as linhas de microcrédito disponibilizam taxas de juros a partir de 0,95% ao mês, pelo Banco da Mulher Paranaense, e 1,10% ao mês, pelo Banco do Empreendedor, com 36 meses para pagar.

Na linha Fomento Turismo Giro, que tem limite até R$ 500 mil, a taxa de juros é de 1,47% (vinculada à variação da Selic) ao mês para financiamentos com prazos de até 60 meses. Há também outras linhas de crédito disponíveis para investimentos fixos, como reformas e aquisição de equipamentos, que contam com repasses do BNDES e apresentam taxas a partir de 1,13% ao mês.

Em cada município a ação será sempre realizada em parceria com agentes de crédito da prefeitura ou correspondentes de entidades parceiras, em espaços compartilhados com a administração municipal e associações comerciais ou, ainda, espaços públicos centrais, com acesso fácil ao público.

Confira as datas de eventos da Caravana de Crédito Fomento Turismo

Campina Grande do Sul (11/out)

Colombo 13/out)

Morretes (13/out)