Fomento Paraná recebe demandas da Abraseda 15/06/2022 - 17:27

O diretor presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, reuniu-se em Londrina com a presidente da Associação Brasileira da Seda – Abraseda, empresária Renata Amano, e o diretor presidente da Fiação de Seda Bratac, Shigueru Taniguti Junior. De acordo com o diretor da Fomento, o Estado tem interesse em organizar e estimular a atividade da sericicultura, que já vem sendo atendida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e foi incluída entre os segmentos beneficiados pelas taxas de juros subsidiadas do programa Banco do Agricultor Paranaense.

O Paraná é hoje o maior produtor de casulos do bicho da seda, com 83% da produção nacional e mais de 1600 produtores espalhados por em mais de 160 municípios. “Vamos trabalhar em um plano a ser elaborado em conjunto com a Abraseda para entender o tamanho da demanda e estudar formas de levar crédito aos produtores”, explicou Neves.

Participaram da reunião o coordenador regional da Casa Civil, Waldir de Oliveira, os assessores Jonny Stica e Emilia Belinati, da Fomento Paraná, Anna Beatriz Kariya, diretora institucional da Abraseda.

ENCONTROS COM PREFEITOS

Na mesma viagem o grupo da Fomento Paraná percorreu vários municípios das regiões norte e norte pioneiro do estado, para encontros com prefeitos e lideranças empresariais, em busca de novas parcerias para acelerar o processo de expansão de oferta de crédito da instituição para micro e pequenas empresas.

Em Marilândia do Sul, a reunião foi com o prefeito Aquiles Takeda Filho e a gestora de projetos do município, Kelly Cristy Zanlorenzi. O município de quase 9 mil habitantes vai encaminhar um servidor para participar do próximo curso de formação de agentes de crédito, em julho,  e deve assinar uma renovação da parceria com a Fomento Paraná. Também está sendo programada a instalação da Sala do Empreendedor.

Em Novo Itacolomi, visita ao prefeito Moacir Andreolla, para uma apresentação da instituição e das oportunidades disponíveis em financiamentos para o município e crédito para apoiar as micro e pequenas empresas locais por meio de parceria com a Fomento Paraná.

Andreolla que é técnico agrícola de carreira da EMATER (hoje IDR Paraná), apresentou à equipe da Fomento Paraná a produção de doces no município, que é muito forte, especialmente de banana, cultura que é muito forte na região, por conta do trabalho da COFAI – Cooperativa dos Agricultores Familiares de Novo Itacolomi.

Na passagem por Prado Ferreira, uma reunião com a prefeita Maria Edna de Andrade, o agente de crédito Antonio Delfino Rosa (Toninho) e a coordenadora de projetos do município, Magna Gonzales, para referendar a parceria existente.

Em Alvorada do Sul, o encontro foi com o vice-prefeito, Luiz Garcia, o secretário geral, José Luiz Voltarelli e o agende de crédito Rogerio Azevedo. O município tem boa atuação no âmbito do microcrédito e trabalha em novas perspectivas de linhas de crédito para apoiar o segmento de turismo, principalmente ligado à pesca, instalação de equipamentos para geração de energia de fontes renováveis (fotovoltaica), crédito para mulheres empreendedoras e capital de giro para micro e pequenas empresas.

O percurso da agenda semanal pela região terminou em Sertanópolis, para uma reunião com o agente de crédito Wagner da Silva e a colaboradora do SINE Melissa Plaza, para conversar sobre a parceria existente com o município e a possibilidade de ofertar recursos para instalação de painéis solares e para atender empreendimentos ligados ao turismo, uma vez que o município possui áreas propícias a atividades náuticas, na represa de Capivara, que banha Sertanópolis.