Fomento Paraná percorre municípios do Norte Central 02/07/2021 - 18:27

A Fomento Paraná encerra mais uma semana de trabalho com visitas a municípios paranaenses visando reforçar e ampliar as parcerias para acesso ao crédito para os pequenos negócios, constituindo para manter a atividade econômica.

Na pauta dos encontros estão a divulgação das linhas de microcrédito e Banco da Mulher Paranaense, recursos de repasse para inovação e projetos com energias renováveis, oportunidades de renegociação de contratos, recursos para financiar obras nos municípios, entre outras ações do Governo do Estado.

Desta vez o percurso do diretor-presidente, Heraldo Neves, com os assessores Emilia Belinati e Jonny Stica incluiu as cidades de Nossa Senhora das Graças, Colorado, Itaguajé e Astorga, todas na região Norte Central do estado.

Em Colorado, o prefeito Marcos José de Mello, recebeu a equipe acompanhado do secretário de Planejamento, Camilo Reis, para assinatura da renovação da cooperação técnica que estabelece a parceria com a Fomento Paraná para manutenção do atendimento de um agente de crédito credenciado e capacitado para operar com as linhas de microcrédito no município.

Colorado mantém parceria com a Fomento Paraná há vários anos, tendo contratado mais de um milhão de reais em crédito para empreendedores somente nos últimos quatro anos. O prefeito gostou de saber que em breve a instituição oferecerá também fundos de aval como alternativa ao meio de avalista como garantia das operações de crédito.

Participaram do evento o chefe de gabinete, Cristiano Santana, o agente de desenvolvimento Elias Vicente, a agente de crédito Dirce Bossolani Charlo e a executiva da Associação Comercial e Empresarial de Colorado – ACIC, Mônica Oliveira. A associação também pretende formalizar parceria com a Fomento Paraná para atuar como correspondente.

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – O prefeito de Nossa senhora das Graças, Clodoaldo Aparecido Rigiere, recebeu a equipe da Fomento Paraná na quinta, 1/7. Estava acompanhado da secretária Municipal de Indústria e Comércio, Eliana Porfirio e da presidente Associação Comercial, Ana Paula Colombo, e o do representante do deputado estadual Cobra Repórter, Jeferson Matias.

Rigieri já assinou o termo de cooperação e pretende em agosto pretende insugurar a Sala do Empreendedor, onde funcionará o atendimento da Fomento Paraná.

ITAGUAJÉ- Nesta sexta,2, a agenda de visitas começou em Itaguajé, com o prefeito Crisogono Noleto e Silva Junior, o "Juninho". O secretário de Administração e Fazenda, Cleber Monfré dos Santos, chefe de gabinete, Dorivander Marinho Leal, e a colaboradora Neide Minella participaram da reunião.

Itaguajé possui vocação turística e o município tem interesse particular na linha Fomento Turismo, com recursos do Fungetur/Ministério do Turismo. A equipe da Fomento Paraná foi convidada a conhecer obras que estão sendo realizadas nas margens do rio Paranapanema, que contam com recursos do Estado. O novo espaço contará com uma praia artificial, quiosques e infraestrutura para atender os moradores e visitantes da região.  Além disso, a cidade tem registro histórico como Primeira Redução Jesuíticas Espanhola no Brasil. O Sítio Arqueológico da Redução Jesuítica de Nossa Senhora de Loreto foi tombado em 2013 pela Coordenação do Patrimônio Cultural.

ASTORGA – Em Astorga a conversa da Fomento Paraná, também nesta sexta, 2, foi com a prefeita, Susie Pucillo, o vice Geovani Conti, e o secretário de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Econômico, Orival Centenaro. O grupo também esteve na Associação Comercial de Astorga, com o presidente Paulo Henrique Ferreira, para um primeiro contato visando uma futura parceria de correspondente, para operações de crédito de até R$ 1,5 milhão, para atender empresas de micro e pequeno porte.

Colorado
    Astorga