Fomento Paraná percorre municípios do Noroeste para firmar novas parcerias 22/10/2021 - 19:06

Em mais uma rodada de visitas da diretoria da Fomento Paraná em busca de novas parcerias, o diretor-presidente da instituição financeira, Heraldo Neves, o diretor de Mercado, Vinícius Rocha, e a assessora Emilia Belinati percorreram municípios da região de Umuarama, no Noroeste do Estado, nesta quinta e sexta (21 e 22).

“Nesses encontros estamos prospectando novas parcerias com as prefeituras e também com associações comerciais. O objetivo é ampliar a gama de balcões parceiros da Fomento para intermediação do crédito”, afirma Neves. “Destacamos também novidades como as taxas de juros ainda reduzidas da Fomento, mesmo com aumento significativo da taxa básica de juros (Selic), e apresentamos os programas Banco da Mulher Paranaense, Banco do Agricultor, os fundos destinados a apoiar para empresas de base tecnológica e startups, que serão colocados em operação, além de novidades do governo Ratinho Junior”, acrescentou.

Em três anos, mais de 190 municípios foram visitados para a Fomento conhecer a realidade regional, oferecer aos prefeitos oportunidades de parcerias com o objetivo de estimular o empreendedorismo e acelerar o desenvolvimento local.

ALTO PIQUIRI — A reunião da semana foi com o prefeito de Alto Piquiri, Giovane Mendes de Carvalho, na Câmara Municipal, na quinta-feira (21), e teve a participação dos vereadores Janete Frison (presidente), Adelson de Oliveira, Maura Tejero, Adelino Tecilla, Denisse Cabral da Luz, Vagner Micheloni, e do ex-prefeito Luiz Carlos Borges Cardoso.

Com cerca de 10 mil habitantes, Alto Piquiri mantém parceria com a Fomento Paraná há vários anos e sempre desponta entre os municípios com bom desempenho em contratação de operações de microcrédito. Já foi, inclusive, reconhecido no Prêmio de Microcrédito Fomento Paraná e Sebrae/PR.

Apenas em 2021 são pelo menos 140 contratos com a liberação de quase R$ 1,3 milhão em crédito para empreendedores locais. “Se contabilizarmos os últimos seis anos, o valor liberado sobe para R$ 7,4 milhões e quase 700 empreendimentos beneficiados”, afirma o diretor Heraldo Neves. “É um volume de recursos significativo que estamos conseguindo colocar no município para apoiar os empreendedores por meio desta parceria com a prefeitura”.

Segundo ele, as reuniões com os prefeitos têm contribuído para reforçar e ampliar a Rede de Parceiros da instituição, que hoje está presente em 280 cidades.

O encontro teve a presença da secretária de Esportes, Neide Cristina Farias; da agente de Crédito Ivanilde Tomazini; da Agência do Trabalhador, Andreia Marisa, Franciele Barbosa e Lindinalva de Oliveira.

PEROBAL — Ainda na quinta, os diretores da Fomento se reuniram com o prefeito Almir de Almeida, em Perobal. A conversa girou em torno do fortalecimento da parceria e serviu para apresentar as novidades da Fomento Paraná e do Governo do Estado na região.

CRUZEIRO DO OESTE — Nesta sexta (22) a agenda começou em Cruzeiro do Oeste com encontro com a prefeita Maria Helena Rodrigues e a secretária de Indústria e Comércio do município, Francielle de Carvalho. Foram abordadas possibilidades de ações para a prefeitura disponibilizar crédito aos empreendedores e também as oportunidades de financiamento para o município, para obras de infraestrutura, mobilidade urbana e outros projetos.

TERRA BOA — O prefeito de Terra Boa, Edmilson Mouta, recebeu a equipe da Fomento Paraná, também nesta sexta, acompanhado da representante da Associação Comercial, Gisele. Na pauta, a busca pela parceria com a entidade as novidades da Fomento Paraná para atuação com microcrédito.

DOUTOR CAMARGO — Em reunião entre o prefeito de Doutor Camargo, Edilem Xavier, e os diretores da Fomento Paraná, foram discutidas as formas de fortalecer a parceria e sobre as linhas de crédito para empreendedores.

MARINGÁ JURO ZERO — A agenda dos diretores da Fomento Paraná na semana terminou na Prefeitura de Maringá, onde foi discutido o restabelecimento de uma parceria e torno do programa Maringá Juro Zero, com os secretários de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, Marcos Cordiolli, e do Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Francisco Favoto; e a gerente da Sala do Empreendedor, Cassia Mendonça.

“Esse programa é uma soma de esforços da Fomento, com subvenção do Governo do Estado e recursos do Tesouro de Maringá, e contribuição da Câmara Municipal. O objetivo é deixar as taxas de juros mais competitivas em benefício do tomador de crédito, especialmente o informal, o MEI e as microempresas”, explica Heraldo Neves.