Fomento Paraná participa de seminário sobre
financiamento à inovação em pequenas empresas
31/07/2014 - 16:59

Técnicos da Fomento Paraná apresentam as soluções financeiras da instituição voltadas à inovação nos Seminários “Recursos Financeiros para Inovação”, promovidos pelo Sebrae/PR em Laranjeiras do Sul, Toledo e Cascavel nesta semana. O objetivo dos eventos é informar e proporcionar aos empreendedores os caminhos seguros e vantajosos no momento da contratação de crédito, além de agilizar os processos.

O primeiro seminário aconteceu na terça-feira (29), em Laranjeiras do Sul, na sede da Associação Comercial e Empresarial do município (ACILS) e contou com a participação de mais de 80 empreendedores da região. Na quarta-feira (30), foi a vez dos empresários de Toledo participarem do evento, realizado na sede do Sebrae/PR local. E nesta quinta-feira (31), em Cascavel, também no Sebrae/PR da cidade.

“A ideia é subsidiar micro e pequenas empresas da região com informações sobre os principais produtos de inovação disponibilizados por instituições financeiras, investidores e parceiros”, explica Willian Braga Tomaz, consultor do Sebrae/PR. Os participantes, segundo ele, sairão dos seminários mais preparados. “Os empresários terão uma boa noção sobre o que de fato é relevante para a liberação de crédito com foco em inovação. Assim como poderão refletir, com mais conhecimento, sobre o tema”, afirma Willian Tomaz.

Inovação - A Fomento Paraná é agente financeira da Finep para a linha Inovacred e conta com um limite de R$ 80 milhões. O objetivo do Programa Inovacred é oferecer financiamento a empresas que tenham receita operacional bruta anual ou anualizada de até R$ 90 milhões. Os recursos devem ser aplicados no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, ou no aprimoramento dos já existentes, ou ainda em inovação em marketing ou inovação organizacional visando a ampliar a competitividade das empresas no âmbito regional ou nacional.

Seminários do Sebrae - Os eventos duram em média quatro horas e começam com a apresentação das soluções financeiras voltadas para inovação em micro e pequenas empresas. Em seguida, estão programadas rodadas de crédito, que, na prática são encontros reservados entre empresários e representantes de instituições financeiras.

Na avaliação do consultor do Sebrae/PR, Edson Braga da Silva, as micro e pequenas empresas que apostam em inovação têm mais chances de sobressaírem-se no mercado. “Inovar não é mais um ‘bicho de sete cabeças’, como era há dez anos, para muitos empreendedores que resistiam à ideia, por pensarem que se tratava de uma prerrogativa das grandes empresas. Hoje, os empresários de pequenos negócios estão muito mais atentos ao tema e aos seus benefícios. A inovação, muitas vezes, não requer altos investimentos para ser implementada. É preciso informação, e, sobretudo, atitude, para melhorar produtos, processos e serviços”, afirma Edson.

Os encontros são uma parceria do Sebrae com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os seminários são gratuitos e têm o apoio da Fomento Paraná, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além de parceiros locais.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias