Fomento Paraná participa de missão
comercial institucional no Japão
23/04/2015 - 14:40

A Fomento Paraná participou de uma missão comercial institucional ao Japão, organizada em parceria pelo Sebrae e Sistema FIEP, em atenção a um convite do Iwata Shinkin Bank. A instituição financeira japonesa é um banco cooperativo regional, que atua no apoio a micro e pequenas empresas na província de Shizuoka, onde reside um grande contingente de brasileiros que trabalham no Japão.

Participaram da comitiva representantes do Sicoob - Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, do Sistema Ocepar – Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, e da FIEP - Federação das Indústrias.

A missão cumpriu uma extensa agenda de cooperação técnica e institucional pautada em uma relação histórica marcada pelo intercâmbio de boas práticas e ações em benefício de micro e pequenas empresas do Brasil e outras ligadas a brasileiros que vivem no Japão.

Para prospecção de oportunidades de negócios, a missão fez visitas técnicas a diversas indústrias, incluindo marcas renomadas como Suzuki, Yamaha, Photonics, Enkey e Daichi. O grupo também teve contato com o sistema de crédito cooperativo do Japão e com cooperativas agrícolas.

O assessor da Diretoria de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná, Claudio Shigueoka, que representou a instituição nesta missão disse que há um grande número de empresas japonesas que mantêm negócios com empresas brasileiras, na importação e exportação de produtos, ou empresas que querem se instalar no Brasil. “Em todas as transações entre essas empresas é necessária a intermediação financeira e a Fomento Paraná pode atuar fornecendo as garantias e avais necessários ao sucesso das operações para ambas as partes. É um mercado importante que podemos participar porque somos uma instituição que possui rating como ‘grau de investimento’”, explica.

Ainda de acordo com o assessor, há também uma preocupação em apoiar pessoas que foram ao Japão a trabalho e que juntam economias durante anos, mas não tem experiência em gerenciar um negócio, quando voltam ao Brasil. “São mais de 24 mil brasileiros apenas em Shizuoka e um número muito grande de pessoas desse grupo possui família no Paraná e que enviam dinheiro para essas famílias. A intenção é apoiá-los”, explica.

Uma missão japonesa deve vir ao Brasil em outubro próximo, quando devem ocorrer novos encontros que podem levar à geração de novas oportunidades de negócios entre os dois países.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias