Fomento Paraná participa de audiência de
conciliação para desapropriação de imóveis
para ampliação do aeroporto de Londrina
03/07/2015 - 15:10

Uma equipe da Fomento Paraná está em Londrina nesta sexta-feira (3/7) para participar de uma audiência prévia de conciliação, convocada pela Subseção Judiciária de Londrina, sobre a desapropriação de imóveis situados nas áreas do entorno da face norte da pista aérea e que são indispensáveis às obras de ampliação do aeroporto José Richa.
No encontro, os proprietários dos imóveis referentes a 38 ações judiciais de desapropriação devem tomar conhecimento dos valores fixados para indenização pelas desapropriações e também serão intimados para comparecer à audiência de homologação dos acordos, no dia 6/7. Com a concordância das partes e feita a homologação, o pagamento deve ser realizado 30 dias após o ato.
A Fomento Paraná assinou um contrato de financiamento, no valor de R$ 26,2 milhões, com a prefeitura de Londrina, para possibilitar a desapropriação das áreas necessárias à ampliação do aeroporto regional.
A desapropriação e o repasse das áreas da face Norte da pista à Infraero é uma contrapartida do município de Londrina no projeto. Isso permitirá à Infraero dar prosseguimento aos investimentos para ampliação e modernização do terminal.
O financiamento é com recursos do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), que é gerenciado pela Fomento Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e o Paranacidade.
A ampliação do aeroporto visa o aumento da extensão da pista de pousos e decolagens e a implantação do equipamento ILS - Instrument Landing System, entre outras melhorias. O juiz federal Márcio Augusto Nascimento, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) da Subseção Judiciária de Londrina, afirmou que a implantação do sistema trará grandes benefícios aos usuários do aeroporto, que enfrentam constantes atrasos e cancelamentos de vôos em dias com visibilidade e teto reduzidos.
Além da Justiça Federal e da Fomento Paraná, o processo de negociação para as desapropriações necessárias à ampliação do aeroporto tem a participação da Advocacia Geral da União, da INFRAERO, da Prefeitura de Londrina e do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade, além da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias