Fomento Paraná libera R$ 7 milhões para empresas de municípios afetados por chuvas 10/02/2023 - 15:45

Empreendedores de municípios afetados por temporais que provocaram alagamentos e prejuízos em atividades empresariais já receberam R$ 7 milhões em crédito liberado pela Fomento Paraná desde novembro do ano passado. Os recursos são da linha Paraná Recupera e envolvem operações de microcrédito, até R$ 20 mil, ou valores até R$ 500 mil, da linha Fomento Giro Fácil.

O crédito é destinado a atender desde empreendedores informais e MEIs até empresas de micro e pequeno porte localizadas em municípios atingidos pelas intempéries e que tiveram o estado de emergência decretado e homologado pelo Governo do Estado. A linha Paraná Recupera foi retomada em novembro, com autorização do governador Carlos Massa Ratinho Junior, com base na lei estadual nº 20.164/20.

Os empreendedores podem obter crédito para capital de giro com condições diferenciadas, pagando uma taxa de juros fixa de 7,17% ao ano. O Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) subsidia a diferença de juros para reduzir o custo total do crédito.

“É possível solicitar esse crédito especial por um prazo de até seis meses a partir da homologação do estado de emergência”, explica Heraldo Neves, diretor-presidente da Fomento Paraná. “Os recursos estão disponíveis tanto para empresas quanto para os próprios municípios, caso seja necessário recuperar alguma estrutura pública“.

MUNICÍPIOS – De acordo com dados da Defesa Civil divulgados em janeiro, mais de 40 municípios foram afetados, em diferentes momentos e regiões do Estado, mas nem todos procuraram acessar o crédito. Até o momento, Morretes, Toledo, Marmeleiro, Realeza, Capanema, São José dos Pinhais, Francisco Beltrão, Renascença e Pato Branco foram os que tiveram registros de pedidos desse crédito emergencial.

Um dos municípios mais atingidos e onde mais houve demanda pela linha Paraná Recupera foi Francisco Beltrão, no Sudoeste, que sofreu com temporais e alagamentos em outubro de 2022 e também no mês de janeiro de 2023. O município é parceiro da Fomento Paraná por meio do Banco do Empreendedor e contabiliza 109 contratos de microcrédito, que somam pouco mais de R$ 1,2 milhão nesta linha, em poucos meses.

O empresário Evandro Bellin da Silva, que possui uma fábrica de cercas e portões em PVC, foi um dos beneficiados com o empréstimo com juros subsidiados. “Esse crédito é um grande benefício, porque ajuda a reativar a cadeia de comércio na cidade, que ainda estava muito abatida, desde a pandemia, sem investimentos, e ainda sofreu com as enxurradas. Eu procurei o programa e fui muito bem atendido, com liberação rápida”, afirma. “Hoje esse é o dinheiro mais rápido e mais barato que existe no mercado”.

Toledo foi outro município que declarou situação de emergência e lá o empresariado ficou atento às condições da taxa de juros da linha Fomento Giro Fácil, ofertada por meio de uma parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), que é credenciada como correspondente da Fomento Paraná.

“Foi uma certa surpresa para nós, até que apareceu a primeira empresa interessada. Resolvemos divulgar melhor e vieram muitas outras, atraídas pelos juros e pela facilidade da garantia do FGI. Recebi mais de 40 mensagens apenas em um dia, depois de uma divulgação”, conta Ana Nardi, gerente comercial da ACIT. A associação atende micro e pequenas empresas — mesmo não sendo associadas à entidade — e em pouco mais de dois meses já intermediou R$ 4,3 milhões em contratos.

PRAZOS E CONDIÇÕES – Os prazos dos empréstimos com recursos subsidiados são os mesmos das linhas convencionais da Fomento Paraná. No microcrédito, em valores até R$ 20 mil, para informais, MEIs e microempresas com faturamento de até R$ 360 mil ao ano, o prazo é de até 36 meses, podendo incluir uma carência de até três meses.

Para valores acima de R$ 20 mil, até R$ 500 mil, para micro e pequenas empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões ao ano, o prazo estende-se até 60 meses, com uma carência de até 12 meses.

Os empreendedores desses municípios que possuem contratos ativos com a Fomento Paraná também podem solicitar a renegociação para estender o prazo de pagamento dos empréstimos e financiamentos. Neste caso, é preciso entrar em contato para conhecer as condições especiais disponíveis para cada contrato (41 3235-7700 ou cobranca@fomento.pr.gov.br).

Estão disponíveis financiamentos em valores superiores a R$ 500 mil, para capital de giro ou investimento fixo, por meio das outras linhas de crédito da instituição, porém o limite subsidiado é de R$ 500 mil.

COMO CONTRATAR – O acesso ao crédito para os empreendedores dos municípios que tiverem situação de emergência homologada pela Defesa Civil pode ser solicitado por meio da rede de agentes de crédito disponíveis em cada município, na Sala do Empreendedor ou Agência do Trabalhador. Os agentes são capacitados para orientar os empresários, encaminhar a documentação e acompanhar o andamento das propostas. O crédito também pode ser acessado por meio da plataforma online da Fomento, no portal www.fomento.pr.gov.br.

• Imagem de quadro pessoas em pé com um papel na mão do empresário Evandro. Na parede ao fundo há um banner com a logomarca e o nome Fomento Paraná. Na imagem estão A secretária municipal de Indústria e Comércio de Francisco Beltrão, Liliana Andrade, com o empresário Evandro Bellin da Silva, a agente de crédito Luciana Dani e a estagiária Vitória Gallina.
    A secretária municipal de Indústria e Comércio de Francisco Beltrão, Liliana Andrade, com o empresário Evandro Bellin da Silva, a agente de crédito Luciana Dani e a estagiária Vitória Gallina. Contrato assinado.