Fomento Paraná inicia oferta de empréstimos e financiamentos com aval do FGI-PEAC
18/10/2022 - 11:14

A Fomento Paraná iniciou esta semana a intermediação de operações de crédito com opção de garantia fornecida por meio do FGI-PEAC (Fundo Garantidor para Investimentos - Programa Emergencial de Acesso a Crédito – FGI PEAC), do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

A nova opção de garantia ofertada pela Fomento Paraná é uma forma de ampliar a oferta e facilitar o acesso ao crédito para empresas de micro, pequeno ou médio porte, porque não tem custo extra para o tomador, o que reduz o Custo Efetivo Total da operação para patamares abaixo do mercado convencional.

Além disso, os empreendimentos que se habilitarem ao FGI-PEAC terão acesso a uma taxa de juros pré-fixada de até 1,75% ao mês e a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é zero. Os financiamentos terão prazo máximo de 60 meses e uma carência de até 12 meses. O limite de crédito para cada operação varia de acordo com a análise de crédito, conforme o porte e a capacidade de pagamento de cada empreendimento. A garantia cobre até 80% do valor do crédito.

Na Fomento Paraná, em operações de até R$ 500 mil, o FGI-PEAC é suficiente como garantia. Acima desse valor, será preciso compor com outras opções, como aval de terceiros, cartas de garantia de Sociedades Garantidoras de Crédito ou ainda garantias reais.

 

 

Os recursos para as operações com garantia do FGI-PEAC serão por meio da linha de repasses BNDES Automático - Crédito Pequena Empresa. O dinheiro pode ser utilizado tanto para investimento fixo — como obras, reformas, compra de máquinas e equipamentos — quanto para capital de giro, que é o tipo de crédito mais demandado pelos empreendedores atualmente, nesse momento de retomada da atividade econômica.

Para contratar empréstimos e financiamentos da Fomento Paraná o empreendedor pode entrar em contato com correspondentes credenciados da instituição em diversas regiões do estado, ou diretamente por meio da plataforma digital da empresa, no portal www.fomento.pr.gov.br

Últimas Notícias