Fomento Paraná homenageia Ibrahim Fayad na abertura do encontro dos agentes de crédito 29/11/2023 - 15:06

A abertura do Encontro Estadual de Agentes de Crédito Fomento Paraná e Sebrae/PR, que acontece em Foz do Iguaçu, foi marcada por uma homenagem ao empresário Ibrahim Fayad. Filho de libaneses e nascido em Wenceslau Braz, ele teve uma longa trajetória no antigo Bamerindus, depois na Cooperativa Agrícola de Cascavel. Também ocupou espaços importantes no governo estadual e no Ministério da Agricultura e atualmente é dono de uma fazenda modelo.

No final da década de 1990, Ibrahim Fayad foi um dos idealizadores da criação da então Agência de Fomento do Paraná, que nasceu após a desestatização do Banestado, e a partir da necessidade do Governo do Estado de desenvolver políticas públicas para apoiar o pequeno produtor rural. Ele recebeu uma placa com os dizeres “O Homem que lavrou e Semeou. Em reconhecimento pelo legado ao desenvolvimento econômico do Paraná, em especial como um dos idealizadores da criação da Fomento Paraná”.

Vinte e quatro anos depois, a Fomento Paraná celebra no Encontro a presença em 330 municípios. É responsável por entregar em torno de R$500 milhões em crédito por ano nas mãos de empreendedores de micro, pequeno e médio porte e dos municípios paranaenses, e mantém uma carteira de crédito de mais de R$ 2 bilhões, entre operações públicas e privadas e fundos gerenciados pela instituição.

“Tudo que a Fomento Paraná consegue fazer hoje em benefício da sociedade paranaense se tornou possível a partir da contribuição de Fayad”, afirmou o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves.

O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, participou da abertura do evento. Ele também destacou o bom momento econômico do Paraná, com PIB em alta, taxa de desemprego em queda e atração de novos investimentos. “O Paraná caminha bem, com as contas em dia, com desemprego baixo, com políticas públicas que proporcionam um bom ambiente de negócios, com paz e estabilidade, como orienta o governador Ratinho Junior”, declarou.

Ao receber a homenagem, Fayad lembrou que a criação da Fomento Paraná recebeu apoio do então governador Jaime Lerner e da vice-governadora, Emilia Belinati, hoje assessora da Fomento Paraná. “É um momento único. Nós começamos, mas a gente vê a continuidade. Aquilo que sonhávamos vemos se materializar com a capilarização em praticamente todo Paraná”, destacou.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, destacou a importância do resgate histórico do trabalho de Fayad. “Resgatar a história, reconhecer e homenagear o Ibrahim Fayad, evidencia que todo o trabalho que temos neste contexto, ao longo de mais de duas décadas, superou desafios e segue em evolução, sempre com foco no desenvolvimento econômico e social do Paraná”, afirmou.

ENCONTRO – O Encontro Estadual de Agentes de Crédito Fomento Paraná e Sebrae/PR reúne em Foz do Iguaçu, de 28 a 30 de novembro, agentes que atuam em mais de 300 municípios operacionalizando o acesso ao microcrédito por meio de salas do empreendedor, Agências do Trabalhador e outras estruturas públicas.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias