Fomento Paraná e Sebrae vão promover encontro estadual de agentes de crédito em Foz do Iguaçu 01/11/2022 - 18:13

A 7ª edição do Encontro Estadual de Agentes de Crédito está programada entre os dias 9 a 11 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, e deve reunir mais de 350 agentes, que são responsáveis pela intermediação de crédito nos municípios paranaenses.

O evento, da Fomento Paraná e do Sebrae/PR, foi planejado para promover a capacitação e a integração dos agentes de crédito e a conexão de boas práticas do Programa de Microcrédito da Fomento Paraná, com foco na melhoria da competitividade dos pequenos negócios no Estado.

A iniciativa vai capacitar os agentes em temas de liderança, integração e protagonismo; promover a troca de experiências e de boas práticas de atuação da rede de agentes de crédito; reconhecer e premiar os municípios com melhor desempenho na gestão da carteira do microcrédito, conforme o porte populacional.

Para a Fomento Paraná o Encontro Estadual de Agentes de Crédito é um momento especial, porque aumenta a integração, reforça os laços e amplia a expertise dos integrantes da rede de parceiros, que hoje está presente em mais de 80% dos municípios paranaenses.

“Temos uma rede fantástica de parceiros, que são apaixonados pelo que fazem. Eles exercem uma atividade fundamental para a economia, especialmente para fortalecer os pequenos negócios”, explica Heraldo Neves, diretor-presidente da Fomento Paraná.

Segundo ele, esse trabalho voltado ao crédito, em parceria com o Sebrae, é uma excelente ferramenta de política pública mantida pelo Governo do Estado. “O agente de crédito consegue atender uma grande porção de pessoas que, em muitos casos, não teriam acesso aos recursos, ou não teriam condições tão apropriadas, em termos de custos e prazos para desenvolver uma atividade empreendedora para gerar renda, como é o caso das mulheres empreendedoras, que hoje são atendidas pelo Banco da Mulher Paranaense”, afirma.

A programação consistirá em palestras e oficinas que apresentarão reflexões sobre temas técnicos relativos ao cenário da economia paranaense e o papel do microcrédito no desenvolvimento econômico, além de outros que permeiam o universo do comportamento e gestão como, por exemplo, atendimento ao cliente, marketing digital, autoconhecimento e inteligência emocional.

Na ocasião, também ocorrerão discussões técnicas focadas nas questões relativas às funções dos agentes de crédito, e o planejamento de ações e metas para o próximo ano será apresentado.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, diz que os agentes de crédito exercem um papel importante no desenvolvimento da economia local e regional, por conta do apoio aos pequenos negócios.

“Ao levar a oportunidade de crédito orientado e adequado ao perfil dos micro e pequenos em termos de prazos e taxas de juros, os agentes fortalecem empresas e promovem o próprio ambiente de negócios, que têm no acesso ao crédito um fator de desenvolvimento”, afirma Tioqueta.

AGENTES DE CRÉDITO – O papel dos agentes de crédito é designado pelas prefeituras em parceria com a Fomento Paraná. Na prática, estes profissionais têm a missão de divulgar as opções de linhas de crédito disponíveis; identificar, orientar, esclarecer dúvidas e ofertar soluções de crédito para empreendedores pessoas físicas ou jurídicas do seu município; e, principalmente, facilitar o relacionamento dos empreendedores com a Fomento Paraná para a obtenção de crédito.

NO PARANÁ – Segundo levantamento da Fomento Paraná, até setembro deste ano, 418 agentes de crédito estavam atuando em 316 municípios parceiros. Entre janeiro e setembro, foram oficializados 7.662 contratos, contabilizando mais de R$ 84 milhões em valor contratado. O crescimento da rede é contínuo e, desde 2018, se manteve em constantes atualizações: em 2018, foram 4.648 contratos; em 2019, um total de 5.407; em 2020, 4.560 e em 2021, 7.226.