Fomento Paraná e Sebrae-PR reúnem agentes
de crédito e desenvolvimento em Faxinal do Céu
31/05/2016 - 13:31

Cerca de 250 agentes de crédito e desenvolvimento de todo o estado estão reunidos nas instalações da Copel em Faxinal do Céu, no município de Pinhão, nesta terça (31) e quarta (1/06), para participar do Encontro Estadual de Agentes da Fomento Paraná e Sebrae-PR.

O evento é parte de um ciclo de encontros promovidos pelas duas instituições para capacitar e qualificar a atuação dos agentes em atividades para promoção do desenvolvimento econômico e social do Paraná, por meio do apoio ao empreendedorismo e da difusão de estratégias para melhoria do ambiente de negócios.

Na abertura, o diretor do Sebrae-PR Cesar Rissetti destacou a importância de estabelecer parcerias e agendas conjuntas e compartilhadas entre todos os agentes de transformação nos municípios, no estado e no país, para que se possa promover mudanças e gerar desenvolvimento. “A verdadeira mudança poderá vir se estivermos unidos e tivermos clareza do que queremos desenvolver”, disse Rissetti.

Ele destacou ainda o papel de instituições como a Fomento Paraná e o Sebrae, que é o de promover a melhoria das condições de vida na nossa sociedade, pela via do empreendedorismo e do apoio às iniciativas locais dos empreendedores. “A Fomento Paraná é uma parceira de primeira hora, sem a qual não teríamos condições de levar ao empreendedor uma ferramenta importante que é o crédito condizente com as condições do empreendedor”, afirmou. Segundo o Sebrae, os pequenos negócios representam 52% dos empregos 40% da massa salarial e 27% do PIB no Brasil.

A Fomento Paraná possui uma rede de agentes de crédito com 350 postos de atendimento em 271 municípios. Os agentes são empregados, colaboradores e funcionários de prefeituras, federações e associações comerciais, sindicatos e sociedades de garantia de crédito, entre outras entidades conveniadas com a Fomento Paraná.

Eles são o principal meio de acesso aos recursos do programa de microcrédito da Fomento Paraná. Desde 2011, essa rede de agentes contribuiu com a contratação de mais de 14 mil operações de microcrédito, que levaram à liberação de R$ 140 milhões em financiamento para empreendedores de micro e pequeno porte em todas as regiões do estado.

“Cada contrato de microcrédito representa o apoio do Governo do Paraná a uma família, para desenvolver uma atividade produtiva capaz de gerar renda e melhorar sua qualidade de vida. Isso significa aumento da oferta de produtos e serviços na comunidade e, por menor que seja o valor, é dinheiro novo circulando na economia local e gerando novos negócios”, afirma Luiz Renato Hauly, diretor de Mercado e Relações Institucionais da Fomento Paraná.

O modelo de parcerias desenvolvido pela Fomento Paraná para expandir a oferta de crédito em todo o estado ajudou a instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado a vencer o “Prêmio Citi Melhores Microempreendimentos – 2015”, na categoria Gestão Inovadora” para instituições de microfinanças. O prêmio é mantido pela Citi Foundation com apoio de mais de uma dezena de instituições nacionais e internacionais voltadas ao desenvolvimento econômico e social.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias