Fomento Paraná capacita 48
agentes de desenvolvimento
31/07/2015 - 17:19
A Fomento Paraná concluiu a capacitação de três turmas de agentes de desenvolvimento. São 48 pessoas das regiões de Pato Branco, Cascavel e Maringá, que concluíram o curso e ao longo da próxima semana voltam ao trabalho nos municípios.
Na última etapa, foi apresentada palestra do presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, sobre a importância do trabalho dos agentes para o desenvolvimento regional. “Cada real colocado na economia multiplica-se nos municípios. É dinheiro circulando no comércio e nos serviços locais”, afirmou o presidente.
Abrangente - Atualmente, a instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado está presente em 371 postos de atendimento, espalhados por 283 municípios do Paraná.
“Os agentes ajudam quando o empreendedor tem dificuldades para obter crédito”, destacou Babosa. “Ele tem um papel fundamental para o desenvolvimento de todas as regiões do Estado”, completou Luiz Renato Hauly, diretor de Mercado e Relações Institucionais da Fomento Paraná.
O treinamento de agentes de desenvolvimento foi reformulado em 2015, em parceria com o Sebrae-PR, e está mais completo. Agora são 96 horas/aula, afim de formar agentes de desenvolvimento, para apoiar e promover o crescimento da economia nas microrregiões do estado. Além de novos agentes, também estão passando pelo novo modelo de capacitação os agentes que já atuavam na instituição.
Também estão em andamento no momento turmas com alunos das regiões de Londrina, Ponta Grossa e Curitiba.
Qualificação — O curso de formação dos agentes de crédito passou a ter 96 horas/aula (40 horas pelo Sebrae, 40 horas pelo EaD e 16 horas de oficinas de crédito pela Fomento Paraná).
A primeira etapa do curso é regional, com o agente de desenvolvimento recebendo o treinamento num polo próximo ao município de origem. São sete regiões onde os atuais e futuros agentes passam por uma semana nas sedes regionais do Sebrae, onde recebem noções de microcrédito, do sistema financeiro, análise e risco de crédito, e conversam sobre o papel e o perfil do agente de crédito, sobre metodologia de atendimento dos empreendedores e parecer sobre a proposta de financiamento.
A segunda parte é conduzida pela Fomento Paraná por meio de uma plataforma exclusiva própria de Ensino à Distância - EaD.
Na terceira e última etapa de treinamento, os agentes serão reunidos para participar de oficinas de crédito com a Fomento Paraná, em Curitiba.
Os conteúdos aplicados estão em sinergia com a Lei Geral da Microempresa e com as estratégias da Fomento Paraná para ampliar o acesso ao crédito pelo empreendedor informal e para empresas de micro, pequeno e médio porte.
A lista completa dos municípios já atendidos está disponível no link:
http://xoops.celepar.parana/v3/afpr/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=234