Fomento Paraná busca novas parcerias na região Oeste para ampliar oferta de microcrédito 11/03/2024 - 13:43

Diretores da Fomento Paraná percorreram municípios do Oeste do Estado nesta semana (dias 7 e 8) retomando roteiros de apresentação da instituição a gestores e lideranças locais, para prospecção de parcerias e ampliação do acesso ao crédito para pequenos negócios no estado. A instituição possui uma carteira ativa de mais de 52 mil clientes e parcerias ativas com mais de 330 municípios.

O percurso começou em Santa Tereza do Oeste, onde o prefeito Elio Marciniak (Prefeito Cabelo) recebeu o diretor-presidente, Heraldo Neves; o diretor de Operações do Setor Público, Renato Maçaneiro, e a assessora Emilia Belinati, na quinta (7/3). No encontro, com presença do procurador jurídico do município, foi formalizada a 334ª parceria da Fomento Paraná e designada a futura agente de crédito, que irá atuar na intermediação de linhas de microcrédito para empreendedores locais.

A partir da parceria, a Fomento Paraná será uma das patrocinadoras da 16ª edição da Festa da Polenta, em maio, e ofertará crédito durante o evento. “Esse novo acordo vai intermediar microcrédito pelo Banco da Mulher Paranaense e Banco do Empreendedor”, afirmou Neves.

Em São Pedro do Iguaçu a reunião foi com o vice prefeito Jacir José Dalbosco e o secretário de Finanças, Aldoir Zampiva. O município não possui parceria com a Fomento Paraná, mas a prefeitura manifestou interesse em uma nova linha de microcrédito que a instituição vai lançar em breve, para atender principalmente a agricultura familiar. Um terço da população de São Pedro do Iguaçu vive em um distrito em que a agricultura familiar é a principal fonte de renda.

Outro município visitado foi São José das Palmeiras, que também não possui parceria, mas já foram identificadas duas servidoras para passar por uma capacitação e vir a atuar como agentes de crédito, de acordo com o prefeito Nelton Brum. Participaram da reunião a secretária de Administração, Leidislaine Hoffmann, e o secretário de Obras, Urbanismo e Transportes, Cleber Pierazo.

A prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, também recebeu a Fomento Paraná nesta sexta (8/3) e sinalizou que em breve deverá retomar a parceria do município para oferta de crédito aos empreendedores.

Em Santa Terezinha do Itaipu os diretores foram recebidos pela prefeita Karla Galende e participaram da abertura da 10ª edição da Pesca Internacional ao Tucunaré, evento que acontece nesta sexta (8) e sábado (9), no Terminal Turístico Alvorada de Itaipu.