Fomento Paraná assina parceria com o Sistema Fiep para a Jornada da Produtividade 11/12/2024 - 16:00
A Fomento Paraná firmou uma nova parceria com o Sistema Fiep e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai Paraná para integrar a Jornada da Produtividade. O objetivo da iniciativa apresentada nesta quarta-feira (11), durante a 4ª reunião do Conselho Temático da Micro e Pequena Indústria do Paraná, é ampliar a produtividade e a competitividade de indústrias de micro e pequeno porte em todos os segmentos.
O diretor-presidente da Fomento Paraná, Vinícius Rocha, assinou um protocolo de intenções com o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, o presidente do Conselho de Administração da Garanticoop, Edson Carollo, o coordenador do Conselho Temático, Evaldo Kosters e o superintendente de Controladoria e Crédito do BRDE, Tiago Tosato.
A iniciativa reúne também o BRDE, o Sicoob e a Garanticoop e conta com apoio do Governo do Estado. Por meio das secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e a Fundação Araucária que lançaram em novembro uma chamada pública de R$ 10,9 milhões para financiar bolsas de agentes de eficiência produtiva e de agentes de implementação tecnológica, destinadas a profissionais especializados em pesquisa, desenvolvimento e inovação nas indústrias.
O diretor-presidente da Fomento Paraná, Vinícius Rocha, disse que a Fomento Paraná proporciona acesso a crédito em condições adequadas a todo tipo de indústria, inclusive com juro zero para projetos que envolvem inovação, com as linhas da Finep Inovacred e o Fundo de Inovação da Micro e Pequena Empresa (FIME), ou ainda com taxas bastante reduzidas para empreendimentos liderados por mulheres, com o Banco da Mulher Paranaense.
“Temos parceria com o Sebrae, para orientar o crédito, temos fundos de aval, somos parceiros da Garanticoop, e temos os recursos. Entendemos que esta é uma grande oportunidade, porque quando o empresário tem acesso ao recurso mais barato isso se traduz em desconto na ponta, para o consumidor, e porque gera emprego e renda”, afirmou. “Por isso queremos manter e expandir nossa parceria com o Sistema Fiep. Onde tem inovação nós queremos estar junto.”
A Jornada da Produtividade é composta por doze etapas que envolvem consultorias e formação para promover a digitalização, automação, manufatura enxuta, melhoria de eficiência energética e dos processos produtivos, incluindo ainda orientação para acesso ao crédito.
“Nosso projeto da Jornada da Produtividade faz todo sentido em um Brasil que enfrenta desafios para compreender a importância de aumentar a produtividade, especialmente em um cenário de escassez de mão de obra”, disse o presidente da Fiep, Edson Vasconcelos. “Desenvolvemos esse projeto com muito cuidado, buscando promover ganhos de produtividade sem pressionar o mercado, gerando uma demanda sustentável que contribua para o crescimento do País”.
A meta da jornada é atingir até 3.000 indústrias de micro e pequeno porte em quatro anos. Desde maio de 2024 mais de 450 empresas já participam e estão sendo registrados bons índices de ganhos financeiros e em produtividade, segundo Evaldo Kosters.
“As empresas vão passar pelos processos de qualificação, formação, consultoria e de orientação, até alcançar seu objetivo maior, seja a automação, seja a digitalização, seja uma indústria quatro ponto zero. Pode não chegar a este nível, mas no mínimo aumentar sua produtividade, melhorar a sua logística, sua eficiência e qualidade da produção”, explica Kosters. “E o crédito é importante porque o desenvolvimento e principalmente a atualização tecnológica, seja em máquinas, equipamentos, sensores, utilização de inteligência artificial, vai requerer investimentos. Nesse momento o que estamos construindo é para orientar o crédito, para que as indústrias tenham acesso a linhas de crédito adequadas, que sejam as melhores disponíveis no mercado”, concluiu.
No mesmo evento foi feito também o lançamento de uma chamada de credenciamento de fornecedores e integradores de tecnologias para empresas que participarem da Jornada da Produtividade.
O diretor de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná, Renato Maçaneiro, e o gerente de Mercado, Luciano Martins, e o coordenador de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae-PR, Amberson Bezerra da Silva, também participaram do evento.