Esfiharia de Francisco Beltrão aumenta produção e cresce com crédito da Fomento Paraná 23/02/2023 - 15:34

A Haus’s Esfiharia, uma empresa criada em 2017 pelo professor Bruno Fernandes de Oliveira e a esposa, Franciele Moro, está literalmente "bombando" em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. O casal empreendedor vai, inclusive, abrir a segunda loja, em Pato Branco. O novo investimento está sendo possibilitado por um financiamento da Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado.

Este é o segundo empréstimo no histórico da empresa. Da primeira vez, em 2018, o casal soube de um curso, do programa Bom Negócio Paraná, que dava acesso a juros mais baixos na Fomento Paraná e contratou uma operação de microcrédito, com apoio do Banco do Empreendedor, do escritório da Fomento de Francisco Beltrão. O objetivo era comprar uma máquina divisora boleadora de massas para esfihas. A produção, que até então era artesanal, com apenas uma funcionária, cresceu para o equivalente ao serviço de 15 pessoas. Agora o cardápio tem mais de 40 sabores.

“O primeiro empréstimo fez com que a gente conseguisse ampliar o negócio e resistir no mercado, principalmente quando veio a pandemia. Além de facilitar a mão de obra e aumentar a produção, melhoramos a padronização com qualidade”, relata Oliveira.

Hoje a empresa está instalada em um novo local, mais amplo, e a equipe soma dez pessoas entre cozinha e atendimento. A primeira funcionária, Bell Reichembach, virou responsável pela cozinha, e quando a nova unidade começar a funcionar, Bell será gerente em Beltrão. Fernando Santin, que é funcionário da empresa há cinco anos, mas havia saído da empresa no ano passado, voltou e deverá ser o gerente em Pato Branco.

O novo empréstimo para a Haus’s Esfiharia é da linha de crédito Fomento Giro Fácil. O recurso pode ser contratado por micro e pequenas empresas de todo o Paraná. O limite é de até R$ 500 mil. A taxa de juros é a partir de 1,28% ao mês e varia de acordo com a análise de crédito, porém, sempre em condições mais favoráveis que o mercado de crédito tradicional.

“Fomos conversar novamente com a agente de crédito Luciana Dani, no Banco do Empreendedor, e ela apresentou uma linha nova de capital de giro. Corremos atrás da documentação e conseguimos. Se não fosse o crédito, não conseguiríamos crescer”, completa Oliveira. O casal vai utilizar o Fundo Garantidor para Investimentos (FGI-BNDES) como garantia, o que facilitou o processo de análise da operação, que foi aprovada em menos de 15 dias.

PEQUENOS – De acordo com o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, a linha Fomento Giro Fácil foi criada a partir de demandas dos parceiros da instituição. “Temos uma orientação do governador Carlos Massa Ratinho Junior de destinar linhas de crédito para o pequeno empresário. E os nossos parceiros, principalmente nas associações comerciais e correspondentes, nos impulsionaram a construir uma solução para colocar o recurso na mão do empreendedor de modo mais rápido”, explica.

“Adotamos várias melhorias tecnológicas, fizemos parcerias para automatizar processos e agilizar as entregas, e fomos em busca de fontes de recursos para dar vazão à demanda com velocidade e condições competitivas para o empreendedor”, completa.

Em quatro anos, Banco da Mulher Paranaense apoiou negócios de 12,8 mil empreendedoras

As operações podem ser contratadas por meio dos correspondentes e agentes de crédito da Rede de Parceiros, nas principais cidades do estado, em associações comerciais e empresariais, nas Salas do Empreendedor e Agências do Trabalhador. A relação de locais está disponível no portal da instituição em https://www.fomento.pr.gov.br/#mapa-form.

O atendimento também pode ser feito diretamente pela Fomento Paraná, na sede da instituição em Curitiba, ou pela plataforma digital online disponível no portal institucional. Mais informações podem ser obtidas pelo aplicativo WhatsApp (41) 99938-9215.

Últimas Notícias