Encontros regionais reúnem agentes de crédito de todo o Estado 15/10/2021 - 19:09

A Fomento Paraná deu início a mais uma rodada de encontros regionais de agentes de crédito, em parceria com o Sebrae/PR. Os eventos são presenciais, seguindo os protocolos sanitários, e foram possibilitados a partir do avanço da vacinação da população paranaense contra a Covid-19.

O primeiro foi realizado em Curitiba, nesta quinta-feira (14), com participantes da Capital e Região Metropolitana, e nesta sexta (15) reuniu equipes dos municípios dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. A partir da próxima semana acontecem encontros em Londrina (19), Maringá (21), Cascavel (27) e Pato Branco (29). Em paralelo a cada encontro acontece uma oficina com correspondentes de crédito.

“Os encontros regionais são muito importantes para fortalecer as parcerias que formam a rede de agentes e correspondentes, fundamentais para o sucesso do modelo de atuação da Fomento Paraná e das políticas públicas do Governo do Estado para colocar recursos na economia. Crédito estimula empreendedorismo e crescimento dos pequenos negócios, importantes geradores de emprego e renda”, afirma Heraldo Neves, diretor-presidente da instituição.

Os encontros englobam capacitação, dinâmicas, palestras e apresentação das novidades implantadas para melhoria dos processos de análise e concessão de crédito, bem como troca de experiências e discussões para avaliação e apresentação de sugestões de melhoria.

“Nós aproveitamos esses momentos para ouvir os agentes sobre as condições das nossas linhas, na ponta, e a partir disso implementamos ações, que já redundaram, por exemplo, em redução de taxas de juros, implantação de ferramentas de garantia e outras”, explica Vinícius Rocha, diretor de Mercado, área responsável por esta ação.

Em novembro acontece um Encontro Estadual de Agentes de Crédito, que promove uma avaliação e consolida os trabalhos e as discussões realizadas nos encontros regionais e também vai reconhecer o desempenho dos agentes de crédito, por meio do Prêmio Fomento Paraná e Sebrae/PR de Microcrédito 2021.

CRÉDITO NOVO – Os agentes de crédito e correspondentes da rede de parceiros da Fomento Paraná são responsáveis pela orientação de empreendedores e pela intermediação de operações nos municípios, por meio das prefeituras, associações comerciais e sociedades empresariais credenciadas.

A rede contribuiu para que ao longo do período de pandemia a Fomento Paraná conseguisse colocar no mercado mais de R$ 450 milhões em crédito novo para manutenção e ampliação de negócios.

Neste momento em que a economia começa a retomar os níveis de atividade pré-pandemia, a Fomento está dirigindo a atenção a linhas de crédito voltadas a investimento, em valores até R$ 2 milhões, incluindo capital de giro.

“O capital de giro ainda é o maior alvo de demanda dos empreendedores, por isso melhoramos nossa plataforma de processamento de crédito e estamos reforçando a parceria com as Sociedades Garantidoras de Crédito para atender mais rapidamente ao empresariado de cada região”, afirma o diretor-presidente.

RENEGOCIAÇÃO – Além de crédito novo para apoiar empreendedores, a Fomento Paraná também mantém atenção nos atuais clientes, monitorando a capacidade de honrar com os pagamentos. Por isso os agentes de crédito também são habilitados a renegociar contratos, concedendo novos prazos de pagamento, para aliviar o caixa das empresas diante de dificuldades momentâneas.

“A Fomento Paraná continua oferecendo aos clientes dos financiamentos a oportunidade de renegociar seus contratos em condições facilitadas, permitindo aumento de prazos, inclusive com novo período de carência para retomar os pagamentos e possibilidade de isenção de tarifas em algumas linhas de crédito”, explica Neves.

“Nosso objetivo é contribuir para que os empresários que ainda estão com dificuldade no faturamento consigam manter seus negócios em atividade e as contas em dia evitando que o empreendedor fique inadimplente perante o sistema financeiro”, complementa.

A renegociação permite suspender parcelas dos financiamentos da linha Paraná Recupera e renegociar novo prazo de carência, além de mais prazo de pagamento em operações de microcrédito ou de repasses do BNDES.

Encontro regional de agentes de crédito da Fomento Paraná (Curitiba)
    Atividade dinâmica com agentes sentados em mesas durante o Encontro regional de agentes de crédito da Fomento Paraná em Curitiba.
    Atividade dinâmica com agentes apresnetando atividades durante o Encontro regional de agentes de crédito da Fomento Paraná em Curitiba.
    Equipe da diretoria de Mercado performada em pé, todos com camisetas verdes com logotipo da Fomento, durante encontro regional em Ponta Grossa.
    Oficina com correspondentes em Ponta Grossa
    Encontro de Agentes em Ponta Grossa. Pessoas sentadas em pequeno auditório de costas para a foto enquanto alguém fala.
    Encontro regional de agentes de crédito da Fomento Paraná (Curitiba)
    Equipe da diretoria de Mercado da Fomento Paraná uniformizada durante encontro regional em Ponta Grossa.
    Oficina com correspondentes em Ponta Grossa
    Encontro Regional de Agentes de Crédito em Ponta Grossa