Encontro da Fomento Paraná e Sebrae aborda importância do planejamento no setor de crédito 29/08/2023 - 13:39

Fomento Paraná e Sebrae Paraná promoveram nesta sexta-feira (25) o segundo Encontro Regional de Agentes de Crédito da Rede de Parceiros, reunindo profissionais de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. O evento com o tema “A importância do planejamento na atuação do Agente de Crédito” recebeu na sede do Sebrae-PR mais de 60 profissionais, entre agentes de crédito e correspondentes credenciados.

Os encontros regionais acontecem anualmente como parte da capacitação permanente dos responsáveis por recepcionar e orientar empreendedores em cada município em solicitações de microcrédito (até R$ 20 mil) ou operações superiores, do Banco do Empreendedor e Banco da Mulher Paranaense.

De acordo com o diretor de Mercado da Fomento Paraná, Vinícius Rocha, são oportunidades para passar informações novas e ajudá-los a se planejar para atuar de uma forma mais assertiva. “Muitas vezes o cliente não sabe que existe, onde ele pode encontrar a Fomento Paraná, ou então não se vê como apto a receber um crédito. Por isso estimulamos o agente a se planejar e preparar ações de divulgação e outros eventos que mostrem ao empreendedor, que é o nosso público, como ele pode ser atendido na Sala do Empreendedor ou Agência do Trabalhador”, explica.

O coordenador estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Amberson Bezerra da Silva, destaca que o objetivo dos encontros é trabalhar o desenvolvimento das competências individuais do agente de crédito com foco na rede de desenvolvimento econômico do Paraná. “Essa parceria entre Fomento e Sebrae é exitosa porque a gente tem propósitos e trabalho em conjunto, um na concessão do crédito e outro no crédito orientado. Ou seja, levar a orientação do crédito para o micro e pequeno empresário”, avalia.

Os encontros permitem a troca de experiências e boas práticas entre agentes de crédito no ambiente regional e possibilitam a construção de temáticas que serão abordadas em um encontro estadual, em novembro, quando serão apresentadas e discutidas as estratégias para o ano seguinte. O primeiro de uma série de seis ocorreu em Cascavel. Os próximos serão em Maringá (29/8), Londrina (30/8), Ponta Grossa (1º/9) e Pato Branco (5/9). Cada um reúne agentes de crédito e correspondentes do município e da regional.

Todos são profissionais vinculados às prefeituras e atuam em Agências do Trabalhador, Salas do Empreendedor ou outras estruturas especializadas criadas pelos municípios. Atualmente a Fomento Paraná conta com agentes de crédito presentes em 326 cidades, cobrindo mais de 80% do Estado com pelo menos um ponto de atendimento.

De janeiro a agosto, os agentes de crédito foram responsáveis por mais de R$ 54 milhões em operações de microcrédito liberadas pela Fomento Paraná para empreendedores informais, MEIs e microempresas.

DEPOIMENTOS – A agente de crédito Anna Karina Brandt fala sobre o trabalho na Sala do Empreendedor de Almirante Tamandaré. “Nosso município está crescendo muito, deixando de ser cidade dormitório, e tendo uma demanda grande por crédito. Nós formalizamos o MEI e já procuramos identificar a necessidade de crédito e de orientação para aplicação dos recursos nesta fase inicial, para que o negócio realmente dê certo e a cidade cresça também”, afirma.

Para João Ricardo Fracaro, agente de crédito da Sala do Empreendedor de Campo Largo, é gratificante ajudar os empresários tanto na obtenção de crédito como na capacitação para conceder crédito consciente. “As capacitações são importantes para encontrar outros agentes, conhecer a experiência deles e repassar as nossas práticas com os empresários. É um network excelente”, afirma.

Agenda dos encontros regionais de agentes de crédito – 2023:

29 de agosto – Maringá – Regional Noroeste

30 de agosto – Londrina – Regional Norte