Diretores da Fomento Paraná percorrem a região de Umuarama 06/05/2022 - 18:40

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, o diretor de Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro, e a assessora Emilia Belinati voltaram à região de Umuarama para uma série de reuniões com prefeitos e lideranças empresariais.

Nos encontros, além de apresentar as linhas de crédito para empreendedores, a instituição também oferece oportunidade aos prefeitos de contratar financiamentos para o município, para obras de infraestrutura e mobilidade urbana, como pavimentação de vias, construção de praças, projetos de engenharia e de eficiência energética, construção de instalações como escolas, postos de saúde e ginásios esportivos, entre outros.

XAMBRÊ

O circuito começou na quinta-feira (5), com em Xambrê, para reunião com os secretários municipais de Indústria e Comércio e Trabalho, Carlos Meira, e de Administração e Planejamento, Dorival Pereira da Silva (Doca). Em Xambrê a Fomento Paraná não possui parceria ativa. Os diretores apresentaram a instituição, o modelo de atuação em parceria com os municípios e as linhas de microcrédito do Banco do Empreendedor e Banco da Mulher Paranaense disponíveis para apoiar principalmente o crescimento dos pequenos negócios.

PÉROLA

Em Pérola, os diretores foram recebidos pela prefeita Valdete da Cunha, o secretário geral, José Carlos da Cunha (JC), o presidente da Associação Comercial, Marcelo Rissato, o agente de crédito Lucas Branco e a assessora da Agência do Trabalhador, Michele Oliveira. O município de pouco mais de 11 mil habitantes mantém parceria com agente de crédito ativo intermediando operações de microcrédito. A associação comercial foi convidada a também formalizar uma parceria.

ESPERANÇA NOVA

Em Esperança Nova, um dos menores do estado em população (menos de 2.000 habitantes), o encontro foi com o prefeito, Everton Barbieri, e o vice, Luiz Fernando Cavichioli. Barbieri indicou um servidor para participar do curso de capacitação de agentes de crédito que vai acontecer ainda em maio.

SÃO JORGE DO PATROCÍNIO

Na prefeitura de São Jorge do Patrocínio o grupo da Fomento foi recebido pelo vice-prefeito, Ronaldo Tinti, pelo diretor do Departamento de Obras e Engenharia, Ricardo Pimenta e pela chefe administrativa, Sicleide Azevedo.

ALTÔNIA

Nesta sexta (6) o prefeito de Altônia, Claudenir Gervasone, recebeu o diretor-presidente, Heraldo Neves, o diretor de operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro, e a assessora Emilia Belinati para discutir projetos e a atuação da instituição em parceria com o município.

O vice-prefeito e chefe de divisão de Indústria e Comércio, a agente de crédito Cleusa Zequim e a servidora Andressa Pascoalin, e o presidente da Associação Comercial Industrial de Altônia Paulo Sérgio, também participaram do encontro.

O município possui um termo de cooperação técnica que permite manter agente de crédito credenciado para atuar na intermediação de propostas de empréstimos de microcrédito a micro e pequenas empresas e empreendedores informais, orientando e prestando todo apoio necessário para iniciativas de modernização e ampliação das atividades.

IPORÃ

Em Iporã, o prefeito Sérgio Borges recebeu o pessoal da Fomento Paraná acompanhado do secretário de Administração, Renan, e do procurador jurídico, Arildo Campos. O município não possui parceria ativa com a Fomento Paraná, mas o prefeito indicou uma pessoa para fazer o curso de capacitação de agentes de crédito e em breve haverá atendimento para empreendedores em Iporã, para contratação de operações de microcrédito do Banco do Empreendedor e Banco da Mulher Paranaense. A associação comercial local também será convidada a atuar em parceria.

CAFEZAL DO SUL

Em Cafezal do Sul, a equipe da Fomento foi recebida pela a Secretaria de Planejamento Cláudia Toinko. Ficou acertado que a Fomento Paraná vai retornar a parceria com a prefeitura e deve inscrever a servidora Vanessa no próximo curso de agentes de crédito.

Desde 2019 os diretores da Fomento Paraná já percorreram mais de 260 cidades com o propósito de fortalecer e ampliar as parcerias com os municípios. Essa estratégia foi determinada pelo governador Ratinho Junior, para facilitar o acesso ao crédito especialmente para os pequenos negócios atendendo a todas as regiões do estado.

A Fomento Paraná é uma das instituições campeãs em nível nacional na oferta de microcrédito atendendo desde empreendedores informais, MEIs, micro e pequenas empresas com financiamento para obras de construção, reformas, ampliações, compra de máquinas e equipamentos, placas fotovoltaicas. Também tem empréstimos de capital de giro, que é a grande demanda das empresas nesse momento que a economia começa a retomar o ritmo.