Concurso Minha Ideia Muda o Mundo
anuncia vencedores
31/03/2016 - 16:39
Os vencedores do 4º Concurso Minha Ideia Muda o Mundo, lançado pelo Conselho de Jovens Empresários (CJE) da Associação Comercial do Paraná (ACP) com apoio do Founder Institute e patrocínio da Fomento Paraná, nas categorias vida, comércio e mundo, foram os projetos Easy Park, apresentado por Matheus Ganzert, Polióis Vegetais, por Ricardo Tatesuzi de Souza e Listely, por Orlando Laragnoit Junior, respectivamente.
Os três projetos foram selecionados dentre os nove semifinalistas previamente indicados por uma comissão de avaliação, devendo receber como premiação uma bolsa de estímulo no valor de US$ 650, fornecida pelo Founder Institute, bem como terão a oportunidade de realizar a incubação do projeto por 12 semanas numa entidade especializada.
A seleção final dos projetos premiados no concurso teve lugar na sede da ACP nessa quarta-feira (30) com a participação de representantes da Fomento Paraná. Também participaram da solenidade o presidente da ACP, Antonio Miguel Espolador Neto, vice-presidentes Gláucio José Geara, João Guilherme Duda e Odone Fortes Martins, Eduardo Aichinger, coordenador do Instituto ACP para Inovação, Bruno Ceschin, coordenador do concurso e representantes do Founder Institute e Fomento Paraná, além dos autores dos projetos e grande número de interessados.
O Founder Institute, apoiador do concurso Minha Ideia Muda o Mundo, é o maior e mais abrangente programa global para a formação de empreendedores e plataforma de lançamento de startups. “Aprender fazendo” é um dos lemas da instituição que também se tornou conhecida no mundo pela transformação de sonhos em realidades economicamente vitoriosas, como resultado de cursos estruturados de formação, trabalhos práticos de construção de negócios e contatos frequentes com mentores especializados. A instituição visa globalizar o Vale do Silício, hoje presente em mais de 60 países de todas as regiões do mundo e 125 cidades.
Projetos inovadores - O projeto vencedor na categoria vida (Easy Park) foi desenvolvido por Matheus Ganzert, consistindo num aplicativo com milhares de informações e endereços de estacionamentos privados para automóveis em grandes áreas urbanas. visando a rápida localização dos mesmos com economia de tempo e dinheiro.
Com foco essencial na preservação do meio ambiente, o projeto vencedor Polióis Vegetais da especificação comércio, foi defendido pelo engenheiro Ricardo de Souza como alternativa viável na substituição de petroquímicos na produção industrial. E na categoria mundo, o ganhador Orlando Laragnoit Junior discorreu sobre o projeto Listely destinado a tornar mais fácil, rápida e barata a contratação de empregados por meio de um aplicativo de celular.
Todos os semifinalistas - André Maciel (Fitness For Fun), Matheus Ganzert (Easy Park), Yuri Melo (Nexu), Ricardo Tatesuzi de Souza (Polióis Vegetais), Marcelo Moraes (Nuusga), Marcelino Canelada (TOPMarket), Julio Martins (EDUCApop), Orlando Laragnoit Junior (Listely) e Rene Castro Berardi (Uma janela para o mundo) - fizeram uma apresentação resumida de seus projetos, além de responder perguntas colocadas pela comissão de avaliação.