Colaborador da Fomento Paraná
conduz tocha olímpica
14/07/2016 - 16:54
O assistente administrativo da Fomento Paraná Iuri Mota foi um dos condutores da tocha olímpica em Curitiba. Segundo ele, foi uma ocasião especial. “É muita emoção participar de um momento tão marcante para o esporte no Brasil”, afirmou Iuri.
Iuri é campeão paranaense de enduro paraequestre, modalidade que chegou ao Brasil em 2012. Ele faz tratamento terapêutico com equoterapia desde 2002 e há três anos começou a participar desta modalidade esportiva hípica. Em 2013 ele foi campeão paranaense na modalidade de 5 km e 2º lugar no Campeonato Brasileiro dessa categoria.
ESPORTE - O enduro paraequestre é originário do turismo equestre, no qual cavalo e cavaleiro tem um tempo para percorrer uma trilha demarcada e com obstáculos naturais. As categorias são divididas em 5, 10 e 20 quilômetros.
O paradesporto é a última etapa do tratamento terapêutico e educacional chamado equoterapia, que usa o cavalo em uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência.
TRAJETO – A tocha olímpica dos Jogos Olímpicos Rio-2016 passa pelas ruas de Curitiba nesta quinta-feira (14). O trajeto, de 36 km, envolve 170 condutores. O início foi no Museu Oscar Niemeyer e o encerramento na Pedreira Paulo Leminski.
A chama chegou ao Paraná no último dia 28 e passou por 15 municípios. A segunda parte do trecho do revezamento no estado envolve outras sete cidades a partir desta quinta (14): além de Curitiba, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo, Ponta Grossa e Castro.
O revezamento da tocha olímpica envolverá, no total, mais de 12 mil condutores divididos em 329 cidades brasileiras ao longo de 95 dias.