Cliente Fomento Paraná é destaque da revista Veja 23/10/2014 - 11:20
A edição semanal da revista Veja (Editora Abril) traz como destaque na editoria de negócios uma empresa paranaense que vem obtendo grande sucesso na industrialização e venda de sorvetes de frutas do tipo paleta mexicana. A Los Paleteros, que acaba de inaugurar uma nova fábrica no município de Barracão, no sudoeste do estado, na divisa com a Argentina, é também uma cliente da Fomento Paraná, que financiou parte do novo empreendimento.
A empresa pertence a dois jovens engenheiros, Gean Chu e Gilberto Verona, que depois de muito avaliar opções de investimento, foram ao México, estudar as paletas, que são um tipo de picolé artesanal de frutas. Com apoio da família, montaram a primeira unidade de produção, em 2012, em Curitiba, e a primeira loja, em Balneário Camboriú (SC).
A receita deu muito certo e o negócio virou também uma franquia de sucesso, que já conta com 50 lojas no sul, sudeste e centro oeste do país. A perspectiva é crescer ainda mais com entrada em operação da nova fábrica, em Barracão, que tem capacidade para produzir 1,2 milhão de paletas ao mês, mas deve chegar a 3 milhões, quando atingir a capacidade máxima. Para isso será necessário ainda construir mais dois centros de distribuição.
“O apoio da Fomento Paraná aconteceu quando éramos uma empresa ainda muito jovem, o que demonstra o quanto a instituição aposta no empreendedorismo em nosso Estado. Fomos motivados a investir em Barracão por conta do programa de incentivos do governo estadual, o Paraná Competitivo, e como a Los Paleteros nasceu no Paraná, é bastante satisfatório saber que os financiamentos geram hoje emprego e renda para a região”, disse o diretor executivo Gean Chu.
O empreendimento recebeu um investimento de R$ 14 milhões e já criou 70 empregos diretos, número que deve chegar a 100 no início do próximo ano. Ao todo o conjunto de lojas da rede de franquias e fábricas já emprega direta ou indiretamente quase 2.500 pessoas.
Em Barracão, além da fábrica, que possui 3,2 mil metros de área construída, foi instalada uma loja conceito, que serve para atender aos consumidores da região e também para treinamento de novos franqueados e suas equipes.
A projeção dos empreendedores é chegar a 70 lojas franqueadas ainda em 2014 e atingir um faturamento em torno de R$ 60 milhões. Cada franquia custa entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, mas o critério para entrar para o negócio é rígido.
De acordo com Gean Chu, diretor executivo, a nova indústria conta com maquinário de alta qualidade e com padrão europeu de exportação. “Vamos levar a Los Paleteros a outros mercados, como o Mercosul, Europa e Estados Unidos. “Mais que vender sorvetes, estamos focados em oferecer uma verdadeira experiência de consumo aos fãs da marca.”
A empresa pertence a dois jovens engenheiros, Gean Chu e Gilberto Verona, que depois de muito avaliar opções de investimento, foram ao México, estudar as paletas, que são um tipo de picolé artesanal de frutas. Com apoio da família, montaram a primeira unidade de produção, em 2012, em Curitiba, e a primeira loja, em Balneário Camboriú (SC).
A receita deu muito certo e o negócio virou também uma franquia de sucesso, que já conta com 50 lojas no sul, sudeste e centro oeste do país. A perspectiva é crescer ainda mais com entrada em operação da nova fábrica, em Barracão, que tem capacidade para produzir 1,2 milhão de paletas ao mês, mas deve chegar a 3 milhões, quando atingir a capacidade máxima. Para isso será necessário ainda construir mais dois centros de distribuição.
“O apoio da Fomento Paraná aconteceu quando éramos uma empresa ainda muito jovem, o que demonstra o quanto a instituição aposta no empreendedorismo em nosso Estado. Fomos motivados a investir em Barracão por conta do programa de incentivos do governo estadual, o Paraná Competitivo, e como a Los Paleteros nasceu no Paraná, é bastante satisfatório saber que os financiamentos geram hoje emprego e renda para a região”, disse o diretor executivo Gean Chu.
O empreendimento recebeu um investimento de R$ 14 milhões e já criou 70 empregos diretos, número que deve chegar a 100 no início do próximo ano. Ao todo o conjunto de lojas da rede de franquias e fábricas já emprega direta ou indiretamente quase 2.500 pessoas.
Em Barracão, além da fábrica, que possui 3,2 mil metros de área construída, foi instalada uma loja conceito, que serve para atender aos consumidores da região e também para treinamento de novos franqueados e suas equipes.
A projeção dos empreendedores é chegar a 70 lojas franqueadas ainda em 2014 e atingir um faturamento em torno de R$ 60 milhões. Cada franquia custa entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, mas o critério para entrar para o negócio é rígido.
De acordo com Gean Chu, diretor executivo, a nova indústria conta com maquinário de alta qualidade e com padrão europeu de exportação. “Vamos levar a Los Paleteros a outros mercados, como o Mercosul, Europa e Estados Unidos. “Mais que vender sorvetes, estamos focados em oferecer uma verdadeira experiência de consumo aos fãs da marca.”