Campanha oferece desconto de até 100% em juros para empréstimos em atraso 27/12/2022 - 14:48

Micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEI) e empreendedores informais que possuem contratos de financiamento com a Fomento Paraná e que estão com parcelas em atraso ou inadimplentes têm até o dia 15 de janeiro para aproveitar uma campanha de descontos e ficar com as contas em dia.

A instituição financeira estadual está oferecendo até 100% de desconto em taxas de juros e encargos moratórios, além de extensão dos prazos de pagamento, aos empreendedores que solicitarem a renegociação de empréstimos ou financiamentos com atraso ou inadimplentes.

De acordo com o diretor jurídico da Fomento Paraná, Nildo Lubke, a situação de inadimplência não é boa para ninguém, primeiro porque afeta a percepção do mercado e a confiança dos empresários que querem fazer novos investimentos, tornando o dinheiro mais caro e difícil.

“Afeta também a condição do empreendedor de tomar crédito novo, porque a empresa fica registrada nos birôs de análise de crédito, como Serasa e SCPC. Por fim, reduz a disponibilidade de recursos da Fomento para atender outras empresas, porque é preciso provisionar essas operações”, afirma.

Ainda segundo o diretor, é importante que a instituição se mantenha aberta a conversar com o empreendedor para renegociar e facilitar os pagamentos. “Não é nossa função dificultar a vida de quem empreende. A instituição está atenta ao cenário econômico, às dificuldades das empresas e das famílias. Tanto que procuramos ofertar o crédito nas melhores condições possíveis de juros e prazos, e da mesma forma permitimos a renegociação”, completa.

Os clientes da Fomento Paraná com alguma dificuldade em honrar os pagamentos podem solicitar a extensão do prazo de 36 para até 60 meses (ou mais, dependendo da fonte dos recursos), com pagamento da primeira parcela do refinanciamento em até 60 dias.

A principal condição para renegociar é ter pelo menos uma parcela do empréstimo liquidada. A renegociação ocorre por meio da rede de agentes de crédito, nos municípios, nas Salas do Empreendedor e Agências do Trabalhador.

O atendimento é feito, ainda, diretamente pela Fomento Paraná, pelo telefone (41) 3235-7700 e por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp (41) 9938-9215. Também é possível obter mais informações por e-mail: cobranca@fomento.pr.gov.br.

Os empréstimos de microcrédito contratados com garantia do FAMPE – Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas, implantado em 2021, em parceria com o Sebrae, como opção de garantia em vez do aval de terceiros, também podem acessar os descontos disponíveis nesta campanha.

 

Últimas Notícias