Banco do Empreendedor é
reinaugurado em Foz do Iguaçu
14/09/2017 - 11:40

Os empreendedores de micro e pequeno porte de Foz do Iguaçu e região ganharam um novo espaço para acesso às linhas de crédito da Fomento Paraná. O local onde funciona o Banco do Empreendedor, localizado no Centro da cidade, foi inaugurado nesta quarta-feira (13) pela prefeitura, em parceria com a instituição financeira de desenvolvimento do Estado. O local passou por reforma para atender o público com mais agilidade e conforto.

O presidente da Fomento Paraná, Vilson Ribeiro de Andrade, afirma que as parcerias que a instituição desenvolveu com os municípios são muito importantes para melhorar o acesso ao crédito pelos empreendedores de micro e pequeno porte. “Foz do Iguaçu é um caso exemplar, com excelentes resultados no apoio aos empreendedores e também no financiamento a obras do município”, disse. “Estamos mantendo a economia em movimento, fomentando novos negócios que garantem emprego e renda para as famílias. E com mais renda a qualidade de vida melhora”, salientou Andrade.

O secretário estadual do Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa, destaca que a Fomento Paraná, instituição que presidiu de 2011 até 2017, atingiu a marca de R$ 870 milhões apenas em crédito para empreendedores de micro, pequeno e médio porte em mais de 300 municípios.

“É uma demonstração clara de que a estratégia do governador Beto Richa de desenvolvimento local está atingindo seu objetivo. Um ótimo exemplo é o que estamos vivenciando hoje aqui em Foz, com a inauguração da estrutura para o Banco do Empreendedor”, disse Barbosa.

Para o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos do município, Gilmar Piolla, a parceria com a Fomento Paraná é fundamental para o desenvolvimento da cidade.

“Temos uma parceria histórica que tem proporcionado muitas oportunidades de negócios e crescimento para as microempresas e os empreendedores”, afirma Piolla. “Um bom exemplo é a linha Banco do Empreendedor Taxistas, que permitiu a troca de 150 veículos da frota do município. Com isso os profissionais podem atender os turistas de todo o país e do mundo que visitam a cidade durante o ano todo com mais qualidade, conforto e segurança”.

Por meio do Banco do Empreendedor, mantido pela Prefeitura de Foz do Iguaçu em parceria com a Fomento Paraná, foram disponibilizados em torno de R$ 9,4 milhões em crédito aos empreendedores locais desde 2011. São cerca de 500 micro e pequenas empresas beneficiadas. Somente em 2017 foi contratado pelos empreendedores locais R$ 1,2 milhão em crédito da Fomento Paraná.

“A nova sede contribui muito para o nosso trabalho, com o objetivo de atender cada vez melhor o pequeno empreendedor. Graças à parceria com várias entidades a obra está pronta”, afirma Volnei Lampert, agente de crédito e coordenador do Banco do Empreendedor de Foz do Iguaçu. O novo Banco do Empreendedor fica na Avenida Brasil, 1388.

TATUAGEM - Um dos empreendedores atendidos no município é o tatuador Luiz Castelli, que usou o crédito para reformar o estúdio de tatuagem. A arte de desenhar figuras, imagens e personagens faz parte da vida de Castelli desde criança.

“Comecei a desenhar figuras e gibis com 6 anos. Para fazer disso meu ganha-pão foi preciso adaptar a arte para a pele dos clientes”, conta Castelli. Antes disso, o agora empreendedor trabalhou por 12 anos em um escritório de contabilidade, mas, nos fins de semana, atuava também como tatuador, em outro estúdio.

A rotina de escritório começou a pesar e Castelli resolveu tirar do papel um sonho que cultivava havia sete anos. Com o estúdio aberto a clientela cresceu e foi preciso adequar o estabelecimento às normas da Vigilância Sanitária. “O crédito da Fomento Paraná foi fundamental para fazer a reforma”, lembra ele. Castelli aproveitou para ampliar o local e melhorar a acessibilidade e atender cadeirantes no local.

EM TODOS OS MUNICÍPIOS – Desde 2011, as linhas de crédito da Fomento Paraná beneficiaram aproximadamente 25 mil empreendedores. São cerca de R$ 860 milhões investidos em empreendimentos localizados em todas as regiões. A carteira de crédito do setor privado passou de R$ 17,3 milhões em 2010 para R$ 260,7 milhões em 2016, um crescimento de 1.400% em seis anos.

A instituição também financia os municípios para execução de obras viárias, construção de escolas, barracões industriais e revitalização de espaços públicos. Desde 2011, foi contratado R$ 1,2 bilhão para atender as prefeituras paranaenses.