Agentes de crédito se reúnem para capacitação, em Cascavel 11/04/2024 - 17:28

Mais de R$18,5 milhões. Este é o montante que foi liberado pela Fomento Paraná entre janeiro e dezembro de 2023, na região Oeste. No total, foram R$18.510.643,00 distribuídos em 1.641 contratos. Cada um deles, representado por empreendedores que receberam o atendimento da rede, composta por 78 agentes de créditos, que atuam em 67 municípios do Oeste.

O trabalho ocorre, principalmente, nas Salas do Empreendedor, onde os agentes atendem empresários locais e de cidades vizinhas. Nos espaços, além de criar uma ponte entre empreendedores e a Fomento Paraná, os agentes possibilitam que os pequenos negócios tenham acesso facilitado ao microcrédito, de até R$ 20 mil, de forma rápida e facilitada, o que ocorre por conta do preparo que os agentes têm para realizar os atendimentos com base no princípio do crédito orientado.

Nesse sentido, anualmente, o Sebrae/PR conduz uma capacitação com os agentes regionais, a fim de oportunizar a troca de ideias e experiências entre os participantes e, principalmente, trazer informações e atividades práticas que podem ser levadas para o dia a dia dos atendimentos.

O gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein, enalteceu o engajamento da região e reforçou que o encontro realizado nesta terça-feira (09), no Hotel Maestro, em Cascavel, é uma oportunidade de aprimorar o trabalho que já é realizado com maestria nos municípios.

“Os agentes de crédito são os verdadeiros conectores entre a Fomento Paraná, o Sebrae/PR e os empreendedores. Este trabalho é essencial para continuarmos impulsionando os pequenos negócios, movimentando a economia regional e fomentando a geração de emprego e renda. Por isso preparamos este encontro, onde os agentes da região se reúnem para debater os desafios do dia a dia e, também, as oportunidades e inovações para melhorar ainda mais o atendimento”, afirma.

O diretor de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná, Renato Maçaneiro, também enfatizou a importância do encontro. Ele relata que é um momento que promove a integração da rede, levando a possibilidade de os agentes compartilharem boas práticas e terem novas ideias para os seus municípios.

“Os encontros são realizados em todas as regiões do Paraná e são fruto de uma atuação conjunta entre a Fomento e o Sebrae. Os agentes de crédito estão na ponta atendendo os empreendedores em geral e estamos sempre em busca de aprimorar este processo. A capacitação promove essas melhorias no formato de rede, onde os principais personagens são as pessoas que fazem parte do processo”, enfatiza.

É o caso do agente de crédito Alex Neres, de Palotina. Ele conta que dentro da Sala do Empreendedor onde eles realizavam os atendimentos, foi percebido que os empreendedores gostariam de mais privacidade para tratar sobre os assuntos relacionados a crédito e, por isso, uma nova ideia foi colocada em prática.

“Inauguramos uma sala separada apenas para o atendimento privativo entre os empreendedores e os agentes. É uma ideia que deu certo e percebemos que os empresários estão mais confortáveis em compartilhar conosco a realidade dos negócios. Hoje, trouxemos essa ideia para cá e temos certeza de que ouviremos muitas outras, sempre com o objetivo de melhorar o nosso contato com quem nos procura”, relata.

O agente Eromar Franck, de Pinhão, também foi um dos participantes. Ele relatou que, em 2023, o município que tem cerca de 29,8 mil habitantes, liberou mais de R$850 mil em microcrédito para mais de dez empresários, que foram beneficiados com crédito em condições especiais fornecidas pelas linhas de crédito da Fomento Paraná. Para ele, o encontro é uma forma de interação com a rede.

“Nosso município é pequeno e temos poucos agentes trabalhando no local, o que limita a possibilidade de trocas. No encontro, conseguimos ter contato com agentes de diversas cidades e isso nos ajuda a ter noção sobre a realidade da região e nos faz ver que, às vezes, a dificuldade que nós temos, outros municípios também têm. Dessa forma, juntos conseguimos planejar o que é possível melhorar”, comenta.

A agente Cléia Oliveira, de Iracema do Oeste, também considerou o encontro regional produtivo. Segundo ela, é a terceira fez que participa do evento e, repetidamente, as informações trocadas se mostram importantes para o dia a dia.

“Eu tenho experiência de três anos na área do crédito, mas toda informação é válida. Esses encontros nos fortalecem enquanto profissionais porque aqui temos acesso a novos conteúdos e levamos inovações para o município. É uma oportunidade de muito aprendizado”, completa.