Agentes de crédito participam de capacitação para aprimorar atendimento a pequenos negócios, em Maringá 04/04/2024 - 14:08

A Fomento Paraná repassou R$ 4.214.280,00 em microcrédito para pequenos negócios da região noroeste do Paraná no primeiro trimestre de 2024, valor que, distribuído entre 402 contratos firmados no período, resulta em empréstimos de R$ 10,4 mil, em média. Em todo o ano de 2023, o total disponibilizado alcançou R$ 20.520.464,00, com tíquete médio de R$ 10 mil.

Os recursos chegaram para empreendedores e empreendedoras graças ao trabalho de 102 agentes de crédito que atuam em 76 municípios da Regional Noroeste do Sebrae/PR. O atendimento se dá, principalmente, via Salas do Empreendedor, tanto para empresários locais quanto de cidades vizinhas que não dispõem das Salas – serviço oferecido pelas prefeituras e pelo Sebrae/PR.

Esses profissionais são os responsáveis por fazerem a ponte entre a Fomento Paraná, que concede o microcrédito, e os pequenos negócios, que transformam o dinheiro em investimento e em desenvolvimento regional. Isso acontece, também, como consequência do preparo dos agentes, baseado no princípio do crédito orientado.

A preparação é fruto de parceria com o Sebrae/PR, que oferece suporte com conteúdo teórico e prático para a rede de atendimento. Exemplo disso é o Encontro Regional dos Agentes de Crédito, evento anual cuja edição de 2024 foi realizada em Maringá, nesta terça-feira (02). Durante a ação, que durou o dia todo, profissionais de cerca de 50 municípios participaram de palestras e dinâmicas focadas no crédito orientado e em planejamento.

“Na parceria, capacitamos profissionais para que possam se tornar agentes de crédito da Fomento Paraná. Mas a qualificação é continuada. Temos o maior volume de agentes no Estado e reconhecemos a importância dessa rede no fomento aos pequenos negócios”, comenta o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Wendell Gussoni.

“Mais do que tomar crédito, os empreendedores recebem orientações sobre como aplicar o dinheiro. Onde concedemos microcrédito, atingindo, assim, muitas empresas, e quando esse recurso é utilizado adequadamente, temos um cenário propício ao desenvolvimento regional”, acrescenta Gussoni.

As linhas de microcrédito da instituição financeira de até R$ 20 mil são oferecidas para pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE) por meio do Banco do Empreendedor e do Banco da Mulher Paranaense, a fim de impulsionar negócios. Os juros são competitivos – no Banco da Mulher, por exemplo, as taxas partem de 0,95% ao mês.

“Ter os agentes muito bem treinados é essencial para o ambiente de negócios. Eles são o elo entre as soluções da Fomento, que tem linhas com apoio do governo do Estado, e quem precisa de crédito mais barato. É a forma de chegarmos em quem não tem internet banking, quem precisa de mais informações e de acolhimento”, diz o diretor de mercado da Fomento Paraná, Vinícius Rocha.

Contribuição - Roberto Carraro, de Marialva, trabalha como agente de crédito desde 2011. Além de destacar que a rede evoluiu ao longo dos anos e que está mais ágil, ele relembra um caso de que se orgulha.

“Lembro-me de uma empresa de materiais elétricos que solicitou R$ 10 mil comigo para comprar mercadoria. Era o início do negócio e da minha jornada. Hoje, passo na frente da loja, o negócio está grande. Tem até filial. Cresceu tanto que, agora, toma crédito maior, tanto que um recente concedido pela Fomento foi de R$ 100 mil”, conta Carraro.

De Nossa Senhora das Graças, Eliana Lemos é agente de crédito há pouco mais de três anos. O objetivo, segundo ela, é de alavancar o município, que tem cerca de 3,5 mil habitantes.

“Nesses três anos, conseguimos trazer mais de R$ 300 mil em financiamentos via Fomento para microempreendedores individuais. Não ficamos esperando a demanda, buscamos os empresários e oferecemos a oportunidade. Nesse sentido, as capacitações fazem muita diferença, porque aprendemos a ajudar”, declara Eliana.