Academia Abrasel inicia qualificação de jovens com apoio da Fomento Paraná 17/08/2021 - 20:17

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, participou nesta terça, 17, da aula inaugural da primeira turma do curso de capacitação da Academia Abrasel. O projeto envolve um curso completo de qualificação e capacitação de jovens para o trabalho em bares e restaurantes de Curitiba.

A Fomento Paraná e o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, componentes do Sistema Paranaense de Fomento, são patrocinadores desta iniciativa da seccional paranaense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), que é realizada em parceria com a Faculdade Inspirar, onde são realizadas as aulas.

De acordo com o diretor, a Fomento Paraná enxergou no projeto uma iniciativa importante para preparar os bares e restaurantes para o mundo pós pandemia e aceitou o desafio apresentado pelo presidente da Abrasel-PR, Nelson Goulart Filho.

“Nós aceitamos o desafio de participar e fizemos questão de envolver o nossos parceiros, unindo forças com o Governo do Estado e a prefeitura. E esperamos esse projeto se multiplicando pelo estado afora, em benefício dos jovens, dos restaurantes e bares e seus clientes”, afirmou Neves.

O curso tem duração de duas semanas e os jovens selecionados recebem bolsas de estudos integrais para cobrir despesas de material didático, uniformes e passagens de ônibus, que são bancadas pela Abrasel-PR por meio dos patrocínios.

Inicialmente foram oferecidas 162 vagas para pessoas de 18 a 22 anos. Após finalizar a capacitação, os participantes devem ser encaminhados para vagas nos restaurantes associados da Abrasel-PR, para contratação com carteira de trabalho assinada.

A iniciativa de amplitude social compõe as medidas de incentivo à retomada da atividade econômica no segmento de bares e restaurantes, que foi bastante afetado com a paralisação de atividades durante a pandemia. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Família e Trabalho, e a Prefeitura de Curitiba, também são apoiadores do projeto.

O apoio da Fomento Paraná ao projeto é também uma contrapartida da instituição na parceria com a Abrasel-PR, que atua como correspondente na intermediação de propostas de financiamento para apoiar o segmento desde o início da pandemia.

Paralelamente a Abrasel-PR vem trabalhando com associados e com a prefeitura para a reabertura dos restaurantes aos domingos com reservas prévias e ampliação dos horários de atendimento presencial durante a semana.

O evento teve a participação do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel , da deputada estadual Cristina Silvestri, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra , a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, e dos assessores do BRDE, Flávio Leonardo, e da Fomento Paraná, Jonny Stica, e a diretora Administrativa e Financeira Abrasel-PR, Joice Bartolomeu, que atua como correspondente da Fomento Paraná na entidade.

Aula inaugural da Academia Abrasel