Academia Abrasel inicia qualificação de jovens com apoio da Fomento Paraná 17/08/2021 - 20:17

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, participou nesta terça, 17, da aula inaugural da primeira turma do curso de capacitação da Academia Abrasel. O projeto envolve um curso completo de qualificação e capacitação de jovens para o trabalho em bares e restaurantes de Curitiba.

A Fomento Paraná e o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, componentes do Sistema Paranaense de Fomento, são patrocinadores desta iniciativa da seccional paranaense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), que é realizada em parceria com a Faculdade Inspirar, onde são realizadas as aulas.

De acordo com o diretor, a Fomento Paraná enxergou no projeto uma iniciativa importante para preparar os bares e restaurantes para o mundo pós pandemia e aceitou o desafio apresentado pelo presidente da Abrasel-PR, Nelson Goulart Filho.

“Nós aceitamos o desafio de participar e fizemos questão de envolver o nossos parceiros, unindo forças com o Governo do Estado e a prefeitura. E esperamos esse projeto se multiplicando pelo estado afora, em benefício dos jovens, dos restaurantes e bares e seus clientes”, afirmou Neves.

O curso tem duração de duas semanas e os jovens selecionados recebem bolsas de estudos integrais para cobrir despesas de material didático, uniformes e passagens de ônibus, que são bancadas pela Abrasel-PR por meio dos patrocínios.

Inicialmente foram oferecidas 162 vagas para pessoas de 18 a 22 anos. Após finalizar a capacitação, os participantes devem ser encaminhados para vagas nos restaurantes associados da Abrasel-PR, para contratação com carteira de trabalho assinada.

A iniciativa de amplitude social compõe as medidas de incentivo à retomada da atividade econômica no segmento de bares e restaurantes, que foi bastante afetado com a paralisação de atividades durante a pandemia. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Família e Trabalho, e a Prefeitura de Curitiba, também são apoiadores do projeto.

O apoio da Fomento Paraná ao projeto é também uma contrapartida da instituição na parceria com a Abrasel-PR, que atua como correspondente na intermediação de propostas de financiamento para apoiar o segmento desde o início da pandemia.

Paralelamente a Abrasel-PR vem trabalhando com associados e com a prefeitura para a reabertura dos restaurantes aos domingos com reservas prévias e ampliação dos horários de atendimento presencial durante a semana.

O evento teve a participação do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel , da deputada estadual Cristina Silvestri, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra , a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, e dos assessores do BRDE, Flávio Leonardo, e da Fomento Paraná, Jonny Stica, e a diretora Administrativa e Financeira Abrasel-PR, Joice Bartolomeu, que atua como correspondente da Fomento Paraná na entidade.

GALERIA DE IMAGENS

  • Aula inaugural da Academia Abrasel
    Aula inaugural da Academia Abrasel
    Aula inaugural da Academia Abrasel
    Aula inaugural da Academia Abrasel
    Aula inaugural da Academia Abrasel
    Aula inaugural da Academia Abrasel
    Aula inaugural da Academia Abrasel
    Aula inaugural da Academia Abrasel
    Aula inaugural da Academia Abrasel
    Aula inaugural da Academia Abrasel

Últimas Notícias