Novos agentes de crédito em formação em Cascavel 13/09/2017 - 11:50

Mais um grupo de 26 pessoas está sendo capacitado no Curso de Formação de Agentes de Crédito da Fomento Paraná, que está sendo realizado nas instalação do Sebrae de Cascavel, no Oeste do Estado. Esta é a 9ª turma do curso que acontece em Cascavel.

Eles devem ser os futuros agentes de crédito de toda a região oeste, em cidades como Braganey, Enéas Marques, Goioerê, Medianeira, Nova Cantu, Pato Bragado, Pérola do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, entre outras.

“O agente de crédito é uma ferramenta muito importante, porque é uma pessoa da comunidade, que conhece a realidade local e pode atender o empreendedor em suas necessidades de crédito, especialmente nas pequenas cidades, onde as opções para obter um financiamento são menores”, afirma o presidente da Fomento Paraná, Vilson Ribeiro de Andrade.

Nesta quarta-feira (13/9), o presidente participa da inauguração do Banco do Empreendedor de Foz do Iguaçu, uma parceria entre a Fomento Paraná e a prefeitura do município, para proporcionar aos empreendedores locais de micro e pequeno porte o acesso facilitado às linhas de crédito da Fomento Paraná.

PARCERIAS — Os agentes de crédito fazem parte de uma rede de parcerias estabelecida pela Fomento Paraná com prefeituras, associações comerciais e empresariais, Sebrae e alguns sindicatos, como forma de expandir a oferta e facilitar o acesso a linhas de microcrédito para apoiar projetos empreendedores informais, micro e pequenas empresas.

Desde 2011, essa rede de parcerias possibilitou a contratação de R$ 220 milhões em operações de microcrédito, em valores de até R$ 10 mil para pessoa física e até R$ 20 mil para pessoa jurídica.
São mais de 22 mil contratos, que beneficiam empreendedores da indústria, do comércio e do setor de serviços em todas as regiões do estado. Somente nos primeiros oito meses de 2017, já foram contratados R$ 36,6 milhões nesse segmento, para apoiar mais de 3,2 mil pequenos empreendimentos.

A capacitação e habilitação de agentes de crédito fazem parte dos esforços para expandir a oferta de crédito e ampliar a rede de parcerias, que hoje cobre mais de 200 postos de atendimento em quase 200 municípios.

A Fomento Paraná é uma instituição financeira do Governo do Estado, que atua na oferta de crédito para empreendedores privados, de micro, pequeno e médio porte, e também financia obras e aquisição de máquinas e equipamentos para as prefeituras, por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios. Desde 2011 a instituição já contratou mais de 2,1 bilhões de reais em crédito para esses projetos.