GESTÃO DE RISCOS E GERENCIAMENTO DE CAPITAL

As atividades de gerenciamento de risco na Fomento Paraná são segregadas das atividades operacionais e de auditoria, sendo mantidas estruturas independentes, de forma a evitar conflitos de interesses e a resguardar a imparcialidade dos trabalhos executados. A Gerência de Riscos e Compliance é subordinada diretamente ao diretor-presidente.

Os Riscos Operacionais, de Crédito, de Mercado, de Liquidez, de Conformidade (compliance), Socioambiental e a Gestão de Capital são gerenciados de maneira integrada.  A estrutura de gerenciamento de riscos contempla políticas, diretrizes, papéis e responsabilidades com o intuito de identificar, avaliar, tratar e monitorar os principais riscos bem como garantir a suficiência de capital para cobertura dos mesmos.

O gerenciamento de capital é conduzido através de um processo contínuo e prospectivo de planejamento de metas e de necessidade de capital, considerando os objetivos estratégicos da instituição. Para tal são estabelecidos mecanismos para o monitoramento do capital, bem como, de avaliação frequente da necessidade de capital para fazer frente aos riscos de mercado, de crédito, de liquidez e operacional no âmbito de Basileia III. 

A Fomento Paraná encontra-se devidamente enquadrada aos limites operacionais estabelecidos pela regulamentação vigente.

 

 

 
Estrutura e Processos de Gestão de Riscos

O gerenciamento de riscos na Fomento Paraná é coordenado pela Gerência de Riscos e Compliance, subordinada ao diretor-presidente.
Os Riscos Operacionais, de Crédito, de Mercado, de Liquidez, de Conformidade (compliance), socioambiental e a Gestão de Capital são gerenciados de maneira integrada em conformidade com as resoluções CMN 4.557/2017, 4.595/2017 e 4327/2014. Estas resoluções estabelecem diferentes responsabilidades conforme segmentação constante na resolução CMN 4.553/2017.

A Fomento Paraná está enquadrada no segmento S4 e cumpre as obrigações adequadas a este segmento.

A estrutura de gerenciamento de riscos contempla políticas, diretrizes, papéis e responsabilidades com o intuito de identificar, avaliar, tratar e monitorar os principais riscos bem como garantir a suficiência de capital para cobertura dos mesmos. Os principais papéis na estrutura de gerenciamento de riscos na empresa cabem às seguintes instâncias:

 

• Alta Administração

- Assegurar, em conjunto com as demais áreas a adequação, o fortalecimento e o funcionamento do sistema de controles internos e gestão de riscos;
- Dar tratamento aos riscos relevantes identificados bem como garantir alocação de capital necessária para cobertura dos riscos incorridos pela empresa.

• Gerência de Riscos e Compliance

- Identificar e avaliar os riscos com emprego de metodologias adequadas às melhores práticas de mercado;
- Acompanhar os limites e metas estabelecidos nas normas internas sobre riscos;
- Realizar monitoramento e cálculos periódicos das exposições aos riscos;
- Monitorar e registrar as perdas financeiras;
- Avaliar e relatar atividades e condutas que possam ocasionar riscos à instituição;
- Avaliar riscos em contratações e novos produtos;

 

• Auditoria Interna

- Emitir relatórios de recomendação de controles internos e eficiência administrativa;
- Realizar auditorias avaliando a integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos de gerenciamento de riscos.

 

• Comitê de Gestão de Riscos e Compliance

- O Comitê tem como atribuição atuar como foro técnico de suporte à diretoria conforme responsabilidades definidas no Regimento Interno e em normativos internos da Fomento Paraná, através de análise dos riscos identificados, indicando ações preventivas e corretivas a serem implementadas pelas respectivas áreas.

 

• Comitê Interno de Risco de Crédito

- Atuar como foro técnico de suporte à diretoria e as áreas operacionais da Fomento Paraná no processo decisório de contratação e renegociação de operações de crédito.


Risco Operacional

É definido como a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas, sistemas ou eventos externos. Inclui o risco legal associado à inadequação ou deficiência em contratos firmados, bem como sanções em razão de descumprimento de dispositivos legais ou indenizações por danos a terceiros decorrentes das atividades da instituição.

Na Fomento Paraná a gestão de riscos operacionais é baseada em avaliações nos produtos, contratos e processos da empresa. Os normativos internos dispõe sobre as rotinas, emissão de relatórios, deliberações de ações preventivas e corretivas, frequência de avaliação, assim como o registro de perdas financeiras decorrentes de falhas.
A alocação mensal de capital para fazer face aos riscos operacionais, no cômputo do Patrimônio de Referência Exigido, se dá por meio do cálculo da parcela de risco operacional, apurada utilizando a metodologia Abordagem de Indicador Básico.

Dados relativos aos riscos operacionais são divulgados nas notas explicativas às demonstrações financeiras.

 

Risco de Mercado

A Fomento Paraná por suas características operacionais específicas não possui operações com intenção de negociação e que não estejam sujeitas às limitações da sua negociabilidade, destinadas à revenda, obtenção de benefício dos movimentos de preços, efetivos ou esperados ou realização de arbitragem. Todas as operações são classificadas na Carteira Bancária e são realizadas mensalmente avaliações das posições de aplicações em fundos de investimentos, créditos futuros referentes às operações pré e pós-fixadas e passivos perante as instituições repassadoras de recursos.

 

Risco de Crédito

As políticas e estratégias para o Gerenciamento do Risco de Crédito na Fomento Paraná foram estabelecidas de acordo com a Resolução CMN nº 4.557/2017 e regulamentação vigente, possibilitando transparência e segurança para a tomada de decisões. A gestão de risco de crédito é feita a partir da análise da carteira, isto é, no controle, no monitoramento e na recuperação de crédito da carteira, com base em cálculos estatísticos. O gerenciamento considera limites operacionais estabelecidos, mecanismos de mitigação de risco e procedimentos técnicos, tais como modelos e critérios observados nas rotinas de concessão com o objetivo de manter a exposição ao risco de crédito em níveis considerados aceitáveis pela administração.
Em um processo de gestão preventiva, contínua e integrada, o Gerenciamento de Risco de Crédito também leva em conta a regulamentação, as políticas e as práticas internas. Havendo algum sinal que aponte para elevação substancial do risco, desvio em relação à estratégia, à regulamentação, às políticas ou até mesmo oportunidades de aderência aos negócios da instituição, a área de Riscos e Compliance encaminhará o assunto à Diretoria Reunida, que adotará as providências necessárias.

Dados relativos ao risco de crédito são divulgados nas notas explicativas às demonstrações financeiras.


Risco de Liquidez

A gestão de risco de liquidez tem por objetivo a identificação, avaliação e monitoramento dos riscos de desequilíbrio do fluxo de caixa aos quais a Fomento Paraná poderá estar exposta.
A Fomento Paraná estabelece em política interna os níveis de liquidez a serem cumpridos e a execução do plano de contingência em situações que, eventualmente, os níveis de liquidez atinjam padrões inferiores aos pré-estabelecidos.


Risco de conformidade (compliance)

Risco relacionado a perdas financeiras ou reputacionais que possam ocorrer em razão de descumprimentos de dispositivos legais e regulatórios, ou descumprimento de regulamentos internos. A Fomento Paraná possui norma específica de compliance, em acordo à resolução CMN 4.595/2017, que estabelece processos e estrutura para monitoramento regulatório e acompanhamento de ações para gerenciamento do risco de conformidade. Eventos relacionados a este risco são reportados a alta administração e as ações relativas à função de conformidade em andamento são monitoradas através de relatórios anuais.

 

Risco Socioambiental

A Fomento Paraná normatizou sua Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA), na qual formalizou os princípios e diretrizes de sustentabilidade socioambiental para a atuação nos seus negócios e na sua relação com clientes, colaboradores e demais pessoas impactadas por suas atividades. De acordo com essa PRSA, os princípios da atuação socioambiental da empresa são: a preservação do meio ambiente; o respeito à diversidade; e a promoção da redução das desigualdades sociais.
A Fomento Paraná solicita regularidade ambiental para apoio aos financiamentos, e possui lista de atividades e empreendimento não apoiáveis em função de princípios de expressos na PRSA.


Gestão de Capital

O gerenciamento de capital é conduzido através de um processo contínuo e prospectivo de planejamento de metas e de necessidade de capital, considerando os objetivos estratégicos da instituição. Para tal são estabelecidos mecanismos para o monitoramento do capital, bem como, de avaliação frequente da necessidade de capital diante de eventuais riscos a que a instituição está sujeita.


O conteúdo acima está de acordo com a política de divulgação de informações da FOMENTO PARANÁ e o Conselho de Administração se responsabiliza pelas informações aqui divulgadas.

 

 

 

 

 
Gerenciamento de Capital

A Política de Gerenciamento de Capital da Fomento Paraná tem por objetivos:

• estabelecer a estrutura e definir responsabilidades;
• assegurar a suficiência de capital para suportar as suas operações;
• a otimização da relação risco/retorno; e
• a realização de planejamento de adequação de capital.

Clique para saber mais. :

 

 

 

 
Sistema de Informações de Crédito - SCR

COMUNICADO - SCR (em atendimento à Resolução BACEN Nº 3658/08).

 

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil - SCR é um banco de dados que concentra todas as operações de crédito e respectivas garantias contratadas por pessoas físicas e jurídicas nas instituições financeiras do país. Esses dados são armazenados em caráter de proteção:

  para clientes - para que possam acompanhar informações a respeito das operações de crédito perante as instituições financeiras;

  para o BANCO CENTRAL - para que tenha informações precisas e sistemáticas sobre operações de crédito contratadas, com foco na proteção dos recursos depositados pelos cidadãos nas instituições financeiras;

  para a Fomento Paraná (enquanto instituição financeira) - para que possa avaliar a capacidade de pagamento dos clientes.

 

FINALIDADE DAS INFORMAÇÕES

A finalidade da Fomento Paraná em manter os dados dos clientes neste sistema é prover o BANCO CENTRAL de informações para supervisão do risco de crédito. Ao concentrar essas informações, o BANCO CENTRAL propicia seu intercâmbio entre as instituições financeiras sobre o montante de débitos e as responsabilidades de clientes em operações de crédito. As informações sobre clientes e suas operações constantes do SCR não possuem caráter restritivo, não se constituindo, portanto, em impeditivo para que o cliente pleiteie a concessão de novas operações.

 

USO DAS INFORMAÇÕES

O uso das informações será do BANCO CENTRAL, das pessoas físicas e jurídicas cadastradas no SCR e da Fomento Paraná e outras instituições financeiras, que poderão verificar dados dos clientes, desde que haja autorização específica do cliente para tanto.

 

FORMA DE CONSULTA

O cliente pode ter acesso a seus dados (e somente aos seus) no SCR através da internet, credenciando-se junto ao SISBACEN, disponível no endereço eletrônico: www.bcb.gov.br e apresentando a documentação necessária exigida pelo BANCO CENTRAL. Poderá também solicitar relatório impresso sobre suas informações junto às CENTRAIS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO DO BANCO CENTRAL.

 

CORREÇÃO DE DADOS/EXCLUSÃO/REGISTRO OU MANIFESTAÇÃO DE DISCORDÂNCIA:

Os dados registrados no SCR poderão ser corrigidos ou excluídos somente pela Fomento Paraná, quando esta for a responsável pela inclusão da informação, o que deverá ser feito através de solicitação formal. Reclamações por não entendimento entre as partes poderão ser registradas na Central de Atendimento ao Público do Banco Central.

 

AUTORIZAÇÃO DO CLIENTE PARA CONSULTA:

O acesso ou consultas pela Fomento Paraná às informações constantes no SCR somente ocorrem mediante autorização prévia do cliente.

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES, RECLAMAÇÕES OU DENÚNCIAS

Banco Central - 0800 9792345 (nos dias úteis, no horário das 9h às 16h) ou no endereço eletrônico www.bcb.gov.br

Ouvidoria da Fomento Paraná - 0800 6448887 (dias úteis, das 12h às 18h)