Governo libera R$ 25 milhões para
52 municípios paranaenses
01/08/2017 - 13:50

O governo do Estado liberou R$ 25 milhões em financiamentos e convênios para 52 municípios paranaenses. A autorização foi assinada pelo governador Beto Richa, nesta segunda-feira (31), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Os recursos serão destinados para obras de pavimentação, compras de maquinários agrícolas e em construção de arenas multiuso.

O governador ressaltou a saúde financeira do Estado, conquistada pelo ajuste fiscal que propôs medidas de contenção de gastos e despesas e que permitiu a ampliação dos investimentos do Governo nos municípios paranaenses. “Saneamos as finanças públicas e equilibramos as contas do Estado com uma gestão austera de planejamento e resultados positivos que garantem desenvolvimento vigoroso e sustentável e qualidade de vida a toda população”, disse.

Richa afirmou também que o Estado está cumprindo um orçamento de investimentos recorde, de cerca de R$ 8 bilhões. “Todos os indicadores são motivos de muito orgulho, porque mostram que nossas atitudes foram bem-sucedidas”, falou.

CONVÊNIOS - Do total dos recursos liberados nesta segunda-feira, R$ 16,5 milhões são convênios assinados por 45 municípios pelo Programa de Apoio aos Municípios (PAM), através das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Agricultura e Abastecimento e Esportes e Turismo com recursos a fundo perdido, ou seja, o município não precisa devolver ao Estado.

Os demais R$ 8,6 milhões foram destinados para sete municípios pelo Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM), através da Fomento Paraná, para recape asfáltico, pavimentação e compra de equipamentos rodoviários.

O chefe da Casa Civil Valdir Rossoni explicou que os projetos que renderam os convênios, assinados nesta segunda-feira, já foram encaminhados e aprovados pelas secretarias. “Estamos estabelecendo parceria com todos os municípios do Paraná”, disse

De acordo com o chefe da Casa Civil, o governo do Estado estabeleceu, além dos critérios fiscais e legais, critérios de transparência para a liberação dos recursos. “Orientamos que os prefeitos discutissem com a população o melhor uso dos recursos, através de audiência pública e ajustes nas contas públicas”, falou. Os critérios foram cumpridos por todos os municípios,

EM SEIS ANOS- Desde 2011, o Governo do Paraná disponibilizou mais de R$ 1 bilhão às prefeituras por meio do SFM. Só em 2016, foram R$ 357 milhões para melhorias como pavimentação de vias, construção de barracões industriais, escolas, creches, gestão de resíduos sólidos.

PRESENÇAS - Acompanharam as assinaturas os secretários de estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara; do Esporte e Turismo, Douglas Fabricio; o diretor da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; o presidente da Assembleia Legislativa. Ademar Traiano e os deputados estaduais Alexandre Curi, Alexandre Guimarães, Andre Bueno, Francisco Bührer, Guto Silva, Hussein Bakri, Jonas Guimarães, Luiz Carlos Martins, Marcio Nunes, Marcio Pauliki, Paulo Litro, Schiavinato, Stephanes Junior e Wilmar Reichembach.

Municípios comemoram os recursos a fundo perdido

O município de Palmas recebeu R$ 800 mil e aguarda a liberação de mais um convênio para os próximos dias. O prefeito Dr. Kosmos Nicolau disse que investirá os recursos na compra de dois caminhões para transporte de funcionários e maquinários para reparos das estradas ruais e em dois ônibus para transporte de alunos e de pacientes. “É um grande apoio ao nosso município”, afirmou o prefeito.

Arapoti conquistou R$ 550 mil para compra de maquinário agrícola para melhoria das estradas. “Esta ajuda do Governo do Estado é muito importante para melhorarmos as condições do nosso município”, declarou o prefeito Braz Rizzi.

Fazenda Rio Grande recebeu R$ 4 milhões a fundo perdido que serão investidos em pavimentação, mini-arena e praça no bairro Gralha Azul. “Esta ajuda é fundamental para nossa cidade, ainda mais a fundo perdido. É uma alegria muito grande para nós”, afirmou o prefeito Marcio Wozniack.

Confira a lista de municípios que receberão recursos para mini-arenas esportivas, veículos, pavimentação de ruas e equipamentos agrícolas, rodoviários e para creches.

Valor total: R$ 16.536.042,00

SERTANÓPOLIS

Litoral

GUARATUBA

Municípios que receberão recursos para recape asfáltico, pavimentação e equipamentos rodoviários - SFM - Fomento Paraná

Valor total: R$ 8.679.728,92.

Região Metropolitana de Curitiba

ALMIRANTE TAMANDARÉ