Fomento apresenta linha de crédito emergencial Paraná Recupera em Cascavel 11/10/2023 - 17:49

Diretores da Fomento Paraná reuniram-se nesta quarta (11) em Cascavel, no Oeste, com o prefeito Leonaldo Paranhos em função da situação de emergência provocada por um tornado que atingiu o município no dia 4 passado. Os fortes ventos e chuvas intensas atingiram 20 bairros da área urbana, deixando centenas de casas destelhadas. Participaram do encontro equipes da prefeitura e lideranças empresariais da ACIC (Associação Comercial de Cascavel) e da AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná).

O presidente Heraldo Neves e os diretores de Operações do Setor Público, Mounir Chaowiche, e de Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro, organizaram em conjunto com a prefeitura e as entidades empresariais parceiras a oferta de linhas de crédito da Fomento Paraná tanto para o município promover reparos necessários na infraestrutura urbana e de prédios públicos, como para empreendedores privados de micro e pequeno porte.

“O objetivo desta reunião foi dar encaminhamento ao que o governador Ratinho Junior anunciou no início da semana, que é a oferta de linhas de financiamento tanto pra a prefeitura quanto para as atividades empreendedoras da cidade de Cascavel, como forma de recuperar essas atividades e amenizar os prejuízos causados pela chuva e pelo tornado que passou na cidade, gerando muitos prejuízos aos empresários”, afirmou o diretor Heraldo Neves.

A partir da homologação pelo Governo do Estado do decreto de emergência do município de Cascavel a prefeitura já pode solicitar moratória de pagamentos de contratos vigentes com a Fomento Paraná e também solicitar crédito novo, para obras necessárias para reconstrução nesse contexto de emergência.

Também a partir da homologação do decreto ficam disponíveis já a partir desta semana as linhas de crédito emergencial do programa Paraná Recupera da Fomento Paraná, com recursos subsidiados para empreendimentos de micro e pequeno porte, com taxa de juros fixa de 7,17% ao ano.

A linha Microcrédito Fácil, com empréstimos de até R$ 20 mil, atende empreendimentos com faturamento anual de até R$ 360 mil, com possibilidade de prazo de carência e um total de 36 meses para pagar. O recurso pode ser solicitado diretamente via prefeitura de Cascavel, por meio dos agentes de crédito na Sala do Empreendedor.

Para empreendimentos com faturamento até R$ 4,8 milhões ao ano, a linha Giro Fácil dispõe de um limite de até R$ 500 mil por projeto, com a mesma taxa de juros fixa, mas prazo de pagamento de até 60 meses, podendo incluir uma carência de até 12 meses. Nesse caso a solicitação do crédito pode ser feita por meio das associações empresariais ACIC e AMIC.

PRESENÇAS - Participaram da reunião também o vice-prefeito Renato Silva; a secretária municipal de Educação, Márcia Baldini; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Hivonete Piccoli; o empresário Carlos Alves, diretor de Produtos e Serviços ao Associado da ACIC, e Jovane Borges, presidente da AMIC.