Fomento Paraná percorre região central do estado 25/03/2022 - 19:32

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, o diretor de Mercado, Vinícius Rocha, e a assessora Emilia Belinati realizaram mais um percurso por municípios do interior nesta semana para contato com prefeitos e lideranças empresariais visando firmar ou reforçar parcerias para ampliar a oferta de crédito para atividades empreendedoras. Desta vez o percurso seguiu pela região central do estado, com passagens por Mato Rico, Roncador, Iretama, Luiziana, Arapuã, Nova Tebas e Boa Ventura de São Roque.

“Essas visitas aos municípios são parte da diretriz do governador Ratinho Junior para a Fomento Paraná ampliar sua rede de atuação e estar presente no maior número possível de municípios, levando o microcrédito e o crédito barato para os empreendedores informais, os MEIs e as micro e pequenas empresas”, afirma Heraldo Neves.

Até o momento foram visitados nesses trajetos pelo interior mais de 250 cidades. Como resultado, a instituição vem aumentando o número de parcerias com agentes de crédito e correspondentes atuando no estado e aumentando a liberação de crédito para apoiar empreendedores, especialmente pequenos negócios, desde informais e MEIs, passando por empresas de micro e pequeno porte.

Em Mato Rico, na quinta (24), o prefeito Edelir de Jesus Ribeiro da Silva recebeu a equipe para uma reunião com participação da vice-prefeita, Inez Gonçalves De Abreu, do chefe Gabinete, Josias Ferreira Lima, e dos secretários de Meio ambiente, Juciele Urbanski, de Esporte, Diandra Sobota, de Obras e Serviços Urbanos, Valdomiro Ortiz, de Turismo, Camila Grande, o chefe de Transporte, o assessor Adalto Padilha, o Agrônomo Seraphim Coelho Júnior e a secretária administrativa Mirian Socorro Ortiz.

A prefeitura já mantém uma parceria com a Fomento Paraná e o prefeito ficou satisfeito com a presença da instituição no município, para apresentar novos programas e oportunidades que podem melhorar a vida das pessoas.

Em Roncador, o prefeito Vivaldo Lessa recebeu a comitiva da Fomento Paraná acompanhado dos vereadores Jenauro Hruba, presidente da Câmara Municipal, e Diovani Seguro, dos empresários Erasmo e Henrique, da professora Maria Madalena Santos Silva, do agente de crédito Milton Kalinoski e Mateus Sebrae.

A reunião na prefeitura de Iretama foi com o vereador Pedro Donizete Spedo, presidente do legislativo, o procurador jurídico do município, Márcio Matos, a servidora Roseli Aparecida, o advogado Emerson Batista e a secretária de Administração Rosângela. Os diretores da Fomento Paraná apresentaram a instituição e os programas disponíveis para apoiar empreendimentos públicos e privados, como o Banco da Mulher Paranaense, o Banco do Empreendedor e linhas para financiamento de inovação e também para projetos de geração de energia a partir de fontes alternativas, como placas fotovoltaicas e energia eólica.

Em Luiziana eles foram atendidos pela equipe do prefeito Wilson Tureck. O procurador Nicolas Martins, o chefe de gabinete Edicarlos Medici, com a participação da presidente da ACIAL – Associação Comercial de Luiziana, Elisangela Ferri. O município ainda não possui parceria com a Fomento Paraná, mas após a apresentação do propósito da visita à região, tanto a prefeitura quanto a associação empresarial manifestaram interesse.

Nesta sexta-feira (25), encerrando o percurso na região central do estado, o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, o diretor de Mercado, Vinícius Rocha, e a assessora Emilia Belinati estiveram em Arapuã, Nova Tebas e Boa Ventura de São Roque.

Em Arapuã, a comitiva da Fomento Paraná foi recebida pela equipe do prefeito Deodato Matias. Participaram o diretor do Departamento de Indústria e Comércio, Carlos Alexandre dos Santos, o diretor de Finanças, Claudinei Amaral Ferreira, o chefe de gabinete, Sebastião De Lima, e o chefe da Divisão de Contabilidade e Orçamento, Marcelo Bagatim de Jesus, além dos servidores Claudiomiro e Gislaine.

O município, de aproximadamente três mil habitantes, não possui parceria com a Fomento Paraná e o objetivo da visita foi apresentar a instituição e as possibilidades de firmar uma parceria para disponibilizar acesso a linhas de microcrédito e outros programas de financiamento aos empreendedores locais, bem como para obras no município.

Em Nova Tebas a reunião entre o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, o diretor de Mercado, Vinícius Rocha, e a assessora Emilia Belinati foi com o vice-prefeito, Pedro Lourenço, e o secretário municipal de Gestão e Governo, João Paulo Arent.

A parceria com a Fomento Paraná está em funcionamento no município e a visita teve o intuito de reconhecer e fortalecer o trabalho da agente de crédito Roseli Pereira de Paula. Eles ficaram muitos contentes em receber a Fomento Paraná no município, destacando importância dessas visitas para aproximar as ações do governo estadual dos municípios.

O último município visitado nesta semana foi Boa Ventura de São Roque, que possui pouco mais de seis mil habitantes. O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, o diretor de Mercado, Vinícius Rocha, e a assessora Emilia Belinati foram recebidos pelos secretários municipais de Administração, Adilson Roque dos Santos, e de Indústria Comércio e Turismo, Ana Claudia Kelniar, com participação da agente de crédito Nardina Pereira Dos Santos e da representante da associação comercial local Yasmin.

Boa Ventura também possui parceria com a Fomento Paraná e agente de crédito atuante. O objetivo ao apresentar a instituição foi de buscar uma parceria também com a associação comercial, para ofertar linhas de crédito em valores superiores ao microcrédito.

• Reunião em Mato Rico
    Em Mato Rico, na quinta (24), o prefeito Edelir de Jesus Ribeiro da Silva recebeu a equipe da Fomento Paraná.