Fomento Paraná participa da 4ª Cúpula de Finanças Comuns, na Colômbia 05/09/2023 - 19:11

A Fomento Paraná participa da 4ª Cúpula de Finanças Comuns (FICS 2023), aberta nesta segunda (4/9), no Centro de Convenções de Cartagena, na Colômbia. O evento reúne durante três dias representantes de mais de 520 bancos públicos de desenvolvimento em todo o mundo, organizações multilaterais, partes interessadas do setor privado, associações regionais de instituições financeiras de desenvolvimento — instituições que representam 12% do investimento global anual para o desenvolvimento — além de delegados da sociedade civil e do governo da Colômbia.

A instituição financeira estadual é representada pelo diretor-presidente, Heraldo Neves, que é segundo vice-presidente da ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), e pelo presidente do Conselho de Administração, Flávio Montenegro Balan.

O encontro é organizado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, Bancoldex e ALIDE – Associação Latino-Americana de Instituições Financiadoras do Desenvolvimento.

Entre os desafios colocados para o evento estão o fortalecimento das ações globais para garantir o desenvolvimento sustentável, avançar em soluções para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, tornar definitivos e vinculativos novos acordos que mobilizem a arquitetura financeira internacional.

Falando em um dos painéis do evento, Heraldo Neves apresentou a ABDE, falando sobre a experiência brasileira, e detalhou o funcionamento do Sistema Paranaense de Fomento (BRDE, Fomento e Invest Paraná), do Sistema de Financiamento aos Municípios (Fomento, SECID e Paranacidade), abordando o reposicionamento da Fomento Paraná para atender os pequenos negócios. “Temos procurado fazer as entregas mais rápido, com condições de juros que justifiquem a presença da instituição controlada pelo governo no sistema financeiro”, explica o diretor.

Neves também se reuniu com a ex-diretora do BID Maria Netto, que atualmente é diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS), com objetivo de buscar uma parceria com essa instituição filantrópica que trabalha para avançar a agenda climática no Brasil.

A intenção, segundo p diretor, é aproveitar o momento nacional, pois o Brasil se prepara para receber a COP-30 em Belém, e deverá presidir o G-20 (dezembro de 2023 a novembro de 24), então o Sistema Nacional de Fomento busca melhor se inserir em frentes de trabalho atuais do Governo Federal, como o novo PAC, o novo Fundo Clima, e a agenda de neoindustrialização, que deve dirigir recursos para essa estratégia.