Fomento Paraná fecha primeiro ciclo de visitas ao Interior 30/10/2023 - 18:20

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, o diretor de Operações do Setor Privado Renato Maçaneiro, e os assessores Jonny Stica, Emilia Belinati e Lorenzo de Souza Netto percorreram na semana encerrada no dia 27 os municípios de Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

Com este percurso a instituição financeira estadual encerra o primeiro ciclo de abordagens aos prefeitos, secretários municipais, vereadores e lideranças empresariais locais com visitas em 398 municípios, desde 2019.

Os encontros seguem a orientação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, para que secretários e diretores, dirigentes de empresas e demais órgãos do Estado percorram o território paranaense levando as novidades do Governo registrando as demandas locais.

As reuniões com os prefeitos são oportunidades para apresentar a instituição como uma possibilidade de parceria para disponibilizar linhas de crédito acessíveis para apoiar as empresas locais e fortalecer os pequenos negócios, como o microcrédito do Banco do Empreendedor e Banco da Mulher Paranaense, e as linhas Fomento Turismo e Fomento Inova Juro Zero, para projetos de inovação de micro e pequenas empresas.

Além destas, a Fomento Paraná dispõe de linhas de repasse de recursos do BNDES, que podem chegar a alguns milhões em financiamentos com prazos bastante alongados de pagamento.

Os encontros também buscam propor ou reforçar parcerias com foco no financiamento de projetos dos municípios, como pavimentação de vias urbanas, praças, construção de bens públicos diversos e projetos de eficiência energética, entre outros.

Como resultado desta ação, a instituição evoluiu de pouco mais de 170 localidades com parceria, em 2019, para mais de 330 municípios parceiros, com agentes de crédito disponíveis para atender os empreendedores e intermediar operações de microcrédito. Atualmente 570 pessoas integram a rede de parceiros da Fomento Paraná, entre agentes de crédito ou prepostos de entidades credenciadas como correspondentes.

REGIÃO METROPOLITANA — Em Campina Grande do Sul, o prefeito Bihl Elerian Zanetti recebeu a equipe da Fomento Paraná acompanhado do secretário de Indústria e Comércio, Venicio dos Santos Ferreira, e do chefe de gabinete Renato Machado Newton. Eles puderam conhecer melhor a Fomento Paraná e também apresentaram demandas como crédito para agricultura familiar, para apoio aos pequenos negócios que exploram o turismo e também a pesca no município, além de novas ações para divulgar as linhas de crédito.

Em Quatro Barras o prefeito Loreno Tolardo estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Wagner Pertel, e do assessor Heverton Diniz. O prefeito convidou a Fomento Paraná para participar de uma rodada de negócios prevista para acontecer no próximo dia 11 de novembro, durante a QB Fest, a festa da cidade, que vai de 10 a 12 de novembro.

Em Rio Branco do Sul a prefeita Karime Fayad recebeu a Fomento Paraná junto com os diretores de Secretaria de Pavimentação, Anderson Soppa, e de Projetos e Parcerias, Talita Tosto, a secretária de Finanças, Rosilda Simões, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jean Michael de Oliveira.

A cidade foi premiada recentemente com o projeto habitacional Morar Bem, que insere mulheres na construção civil, em projetos para recuperar suas próprias comunidades.

Na reunião com a Fomento Paraná foram definidas estratégias de divulgação do microcrédito no município, além da articulação com o Sistema Paranaense de Fomento, para indução de algumas atividades produtivas na região.

COMO SER UM PARCEIRO – As prefeituras ou associações comerciais dos municípios podem se tornar parceiras da Fomento Paraná para orientar empreendedores e intermediar operações de crédito que podem ajudar a transformar a realidade dos municípios. Basta entrar em contato com a Fomento Paraná pelo e-mail rededeparceiros@fomento.pr.gov.br.

Agentes de crédito indicados pelas prefeituras e correspondentes participam de cursos de capacitação ministrados pela Fomento Paraná em parceria com o Sebrae e outras entidades para atuar em suas funções.